• Glorioso ficou no 0 a 0 com os paraguaios, em Assunção
  • Gatito Fernández foi um dos destaques do time na partida
  • Goiás voltou a perder para o Estudiantes e está fora

O Botafogo segurou o 0 a 0 contra o Guaraní, do Paraguai, na noite desta quarta-feira, no Defensores del Chaco, em Assunção, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2023. O resultado classificou o Glorioso para as quartas de final da competição. Isso porque o Glorioso venceu o jogo de ida, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, por 2 a 1 e levou a vantagem para o duelo desta quarta.

Assim, o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, tem um novo desafio pela frente na competição continental. Trata-se do Defensa y Justicia, da Argentina, que eliminou o Emelec, do Equador, com duas vitórias sobre a equipe equatoriana. Ainda não há datas para os confrontos. Mas tudo indica que poderá ser nas duas semanas finais deste mês.

Como dito acima, o líder do Brasileirão, com 44 pontos, recebe no próximo sábado, no Nilton Santos, o Internacional, pela 19ª rodada da competição nacional.

Primeiro tempo sem emoção

Os dois times deixaram muito a desejar no primeiro tempo. Precisando do resultado, o Guarani foi para cima do Botafogo desde o início do jogo. Mas com uma disputa muito truncada e com lances faltosos, os bons momentos foram difíceis de se ver. Pelo lado paraguaio, Benítez teve as duas melhores chances do jogo. Chegou a acertar a trave em uma delas.

Pelo lado do Botafogo, a equipe cheia de jogadores reservas não rendeu o esperado. Pelo menos foram bons na defesa, já que segurou o ímpeto do time da casa. Embora tenha sido pressionado, o Glorioso quase não viu trabalho do Gatito Fernández no primeiro tempo. Segovinha e Diego Hernández tentaram levar a equipe à frente com jogadas individuais, mas falharam no quesito.

Gatito salva no último lance

O Botafogo seguiu pressionado na segunda etapa. Mas dessa vez, as bolas começaram a chegar à meta de Gatito. Contudo, o time treinado pelo português Bruno Lage teve pelo menos três jogadas de transição rápida que poderiam matar a classificação, mas que acabaram desperdiçadas pelos jogadores. Na melhor delas, Carlos Alberto teve a chance de finalizar e chutou em cima do goleiro.

Foi então que o goleiro do Botafogo, hoje reserva, mas que já deu muitas alegrias aos torcedores em outros momentos, apareceu. Gatito foi peça fundamental em um contra-ataque bem feito pelo Guaraní. A bola chega em Baceló, que domina mal, mas finaliza em cima do goleiro. No fim do jogo, Baceló fe a jogada e cruzou. A bola ficou com Camacho, livre para finalizar para o milagre de Gatito, o dono da classificação.

Goiás perde novamente e é eliminado

O Goiás perdeu novamente para o Estudiantes, desta vez por 2 a 0, e está fora da Copa Sul-Americana. Depois de perder por 3 a 0 no jogo de ida, em La Plata, na Argentina, foi a vez de ser superado pelo grande clube argentino, dono de quatro Libertadores, em Goiânia. Benedetti e Rollheiser, um em cada tempo, marcaram os gols da equipe, na noite desta quarta-feira, no Serra Dourada. Portanto, o Goiás volta as atenções para o Brasileirão. Já o Estudiantes enfrenta o Corinthians na próxima fase.