• Alvinegro vence por 1 a 0 no Barradão, nesta quinta-feira
  • Glorioso ultrapassa o Palmeiras pelo critério de gols pró
  • Líderes, aliás, fazem confronto direto na próxima rodada

O Botafogo confirmou a boa fase e superou o Vitória por 1 a 0, no Barradão, em Salvador, na noite desta quinta-feira, em jogo válido pela 16ª rodada do Brasileirão. O atacante Savarino, aos 16 minutos do segundo tempo, marcou o gol do triunfo do Alvinegro, que assumiu a primeira colocação do campeonato. O meia Eduardo bateu um pênalti para fora quando o placar estava zerado.

Com o resultado, então, o Vitória seguiu na luta contra o rebaixamento, com 15 pontos e na 15ª colocação. Ou seja, três pontos a mais que o primeiro time dentro do Z4, o Corinthians. O Botafogo, por sua vez, aproveitou a derrota do Flamengo para o Fortaleza e passou a liderar o Brasileiro com 33 pontos, mesmo número que o Palmeiras. O critério de desempate ficou nos gols pró (27 a 25 para o Glorioso).

Os times, portanto, voltam a campo só na próxima quarta-feira (dia 17), às 21h30 (de Brasília). O Leão baiano tem pela frente o Fortaleza, na Arena Castelão. Já o Botafogo recebe o Palmeiras, no duelo de líderes, no estádio Nilton Santos.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o jogo foi truncado e com muitas faltas cometidas. Na alternância de domínio, o Botafogo começou melhor e teve as melhores chances, com Júnior Santos e Barboza. Aos poucos, porém, o Vitória cresceu na partida e chegou a pressionar no fim da etapa. Aliás, Wagner Leonardo e Matheuzinho perderam boas oportunidades. O empate, portanto, ficou de bom tamanho nos primeiros 45 minutos.

Na segunda etapa, o jogo ganhou em emoção. Logo aos 7 minutos, Gregore sofreu pênalti de Alerrandro, que Eduardo pegou a bola para cobrar. O meia, no entanto, isolou a bola na batida e ainda sentiu a coxa, sendo substituído por Tchê Tchê. Aliás, foi justamente o volante que iniciou a jogada do gol do triunfo alvinegro. Ele dominou passe errado de Willean Lepo, chutou e, no rebote, Savarino completou para rede dentro da área: 1 a 0.

Em vantagem no placar, o time carioca se fechou na defesa, enquanto o Vitória buscou o empate. Nos instantes finais, o goleiro John fez duas grandes defesas, e Damián Suárez ainda evitou um gol do Rubro-Negro em cima da linha. Grande vitória do Alvinegro, novo líder do Brasileirão.