• Bastos marca de cabeça e garante vitória por 1 a 0
  • Goleiro Fábio se destaca e evitar um placar maior
  • Tricolor está mais perto da zona de rebaixamento

O Botafogo mostrou sua força e derrotou o Fluminense por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no estádio Nilton Santos, pela oitava rodada do Brasileirão. Jogando de forma agressiva, principalmente no primeiro tempo, o Alvinegro não deu respiro para os tricolores. A equipe de Fernando Diniz teve dificuldades para encaixar o seu jogo e foi envolvido pelos comandados de Artur Jorge. Junior Santos desperdiçou chances em grande noite do goleiro Fábio. Na segunda etapa, o zagueiro Bastos, de cabeça, fez o gol da vitória no clássico.

Com o resultado, então, o Botafogo chegou aos 16 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro de forma provisória. O Fluminense, por outro lado, continuou com 6 pontos, no 16º lugar, um a mais que o Criciúma, que jogará na quinta-feira.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o Botafogo foi melhor, mas não conseguiu transformar a superioridade em gols. O Fluminense insistiu na saída de bola por meio da troca de passes desde a defesa, mas foi pressionado durante quase o tempo todo. Com postura agressiva e fazendo transições em velocidade, o Alvinegro criou várias chances, principalmente com Junior Santos.

O atacante, aliás, teve oportunidades claras de balançar a rede, mas parou na trave e no goleiro Fábio. Os dois, então, foram os principais nomes de seus times na etapa inicial do clássico. Em rara chegada do Tricolor, Marcelo colocou a bola na cabeça de Marquinhos, que acertou a trave. O domínio do Glorioso se refletiu nas estatísticas, com 15 finalizações contra quatro do rival.

Na etapa final, o Fluminense até esboçou uma reação, mas não chegou a assustar o goleiro John. Aos poucos, o Botafogo retomou o controle da partida e criou novas oportunidades. Aos 11 minutos, Luiz Henriue driblou dois marcadores e chutou no canto, mas Fábio pegou. Em seguida, o goleiro tricolor teve trabalhar em chute de Cuiabano.

Aos 21 minutos, coube ao zagueiro Bastos marcar o gol da vitória. Damián Suárez cobrou escanteio da direita para dentro da área, e Bastos subiu livre para cabecear firme para o chão: 1 a 0. Junior Santos teve mais uma chance cara a cara com Fábio, mas finalizou mal. Mesmo se movimentando bastante, o atacante alvinegro pecou na hora de concluir a gol.

Na reta final do jogo, Diniz fez mexidas e deixou o Fluminense ofensivo. O time manteve a posse de bola no campo de ataque, em momento de recuo do Glorioso, mas não conseguiu buscar o empate.

Próximos jogos

Pela nona rodada do Brasileirão, o Botafogo enfrenta o Grêmio, no Kléber Andrade, no Espírito Santo, no domingo (dia 16), às 18h30 (de Brasília). O Fluminense, por sua vez, tem a chance de se recuperar diante do Atlético-GO, no sábado, às 21h, no Maracanã.