• Luiz Henrique marcou o único gol do jogo no Nilton Santos
  • Glorioso dominou completamente as ações e venceu bem
  • Botafogo chegou aos 39 pontos e abriu cinco para o vice-líder

O Botafogo venceu o Internacional por 1 a 0 na noite deste sábado, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Embora o jogo tenha tido apenas um gol, o time da casa teve as principais chances e tomou conta da maioria das ações de ataque no jogo. O destaque ficou por conta da defesa, que fez uma partida sem sustos e sem defesas difíceis por parte do goleiro John, algo que vinha ocorrendo com enorme frequência.

Luiz Henrique marcou o único gol do jogo ainda no primeiro tempo. Aos 37 minutos, a jogada veio pela esquerda. Na hora do cruzamento. Luiz Henrique se antecipou a Mercado e chutou de primeira para abrir o placar. O Internacional mudou um pouco a postura na segunda etapa, mas com chances esporádicas, deixou os três pontos pelo caminho.

Com a vitória, o Botafogo chegou aos 39 pontos e abriu, assim, cinco pontos na liderança do Campeonato Brasileiro para o segundo colocado, o Flamengo, que mais cedo venceu o Criciúma. Como o Palmeiras ainda joga na rodada, a diferença pode ser menor. O Verdão, terceiro colocado, encara o Cruzeiro neste sábado. Portanto, Glorioso é líder mais essa rodada. O Botafogo volta a jogar na próxima quarta-feira contra o São Paulo, no Morumbis. O Colorado, por sua vez. e está na 13ª colocação.

Luiz Henrique abre o placar

O primeiro tempo teve domínio total do time da casa. Com um time melhor armado, o Glorioso foi para cima do Internacional, que tinha o técnico Roger Machado fazendo a sua estreia. Assim, não demorou muito para o Alvinegro criar a primeira chance de gol com Igor Jesus. O atacante recebeu um cruzamento na área e desviou de cabeça. A bola passou perto do gol de Rochet.

O Botafogo continuou pressionando e obrigou o goleiro colorado a trabalhar: primeiro Tchê Tchê tentou a finalização e a bola ficou com o goleiro uruguaio. Minutos depois, Savarino fez a jogada e chutou para a defesa de Rochet. Após esses dois lances, foi a vez do Colorado tentar algo na frente. Bruno Henrique foi o principal articulador do time e quem mais tentou naquele período.

Minutos depois, foi a vez de Júnior Santos ter uma grande chance de abrir o placar. O camisa 11 do Botafogo partiu em liberdade da intermediária, passou pelo goleiro colorado e chutou fraco. Mercado conseguiu acompanhar e evitar o gol botafoguense. Embora o auxiliar já tivesse marcado o impedimento, o jogador do time da casa parecia estar na mesma linha. Ou seja, o gol poderia ser validado.

Na parte final do primeiro tempo, o goleiro colorado fez uma defesa espetacular em um chute de Cuiabano dentro da área. Era o prenúncio do que estava por vir. Foi então que, aos 37, saiu o gol. Igor Jesus fez boa jogada para Cuiabano, que cruzou. Luiz Henrique completou de primeira para o gol de Rochet. A bola estufou as redes pelo lado direito: 1 a 0.

Segundo tempo morno

O segundo tempo nada teve a ver com o primeiro. O Botafogo voltou um pouco mais cauteloso e o Internacional se aproveitou disso. Contudo, o proveito vinha apenas em jogadas de bola parada. O que levou um certo perigo ao gol de John. Mas chance clara de gol, não houve nenhuma nos primeiros minutos de jogo na segunda etapa. Borré fez a sua primeira finalização o jogo, mas bateu fraco e sem perigo.

Aos 10 minutos, Júnior Santos se machucou e pediu para sair, Tiquinho Soares foi para o jogo, mas não entrou conforme nos últimos jogos. Demorou para entrar no clima e errou bolas fáceis. Nesta mesma mexida, o técnico Artur Jorge colocou Marçal no lugar de Cuiabano, mas também demorou um pouco para chegar no nível dos demais compenheiros.

O Internacional, por sua vez, melhorou em relação ao primeiro tempo. Assim, conseguiu rondar um pouco mais a área do goleiro John, do Glorioso. Mesmo assim, não conseguiu criar grandes chances, como dito acima. Foi então que, aos 35 minutos, o técnico Roger Machado colocou Hyoran em campo. Em um minuto, o atacante perdeu a principal chance de gol dos gaúchos.

Ao receber em velocidade, o goleiro John saiu do gol, e o jogador do time gaúcho tentou um chute por cobertura e a bola foi para fora. Foi a grande chance do Internacional no duelo. O time treinado por Roger Machado teve mais uma chance, no fim do jogo, com Gustavo Prado, em um chute de longe. John fez a defesa. E foi só, vitória do Glorioso em casa.