• Júnior Santos marca duas vezes e brilha na vitória do Glorioso
  • Juninho Capixaba descontou para a equipe de Bragança Paulista
  • Botafogo tem a vantagem do empate para o próximo jogo

O Botafogo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela ida da fase preliminar da Copa Libertadores da América. Em um jogo muito disputado, o time treinado pelo interino Fábio Matias mostrou que no período sob seu comando há, pelo menos, uma jogada mortal: os contra-ataques com Júnior Santos.

O atacante do Glorioso brilhou, marcou duas vezes e foi o grande destaque da noite desta quarta-feira. Vale lembrar ainda que com esses tentos, Júnior se tornou o maior artilheiro da história do clube na competição continental. São sete gols na Libertadores, além de 10 em toda temporada. O jogador é artilheiro do torneio e o maior goleador do time neste 2024. Juninho Capixaba descontou para o Massa Bruta.

Com o resultado, o Botafogo tem a vantagem do empate na próxima quarta-feira, em Bragança Paulista. Para o time da casa, vitória por dois gols ou mais de diferença para chegar na fase de grupos da Libertadores. Em caso de vitória por apenas um gol, a vaga será decidida nas cobranças de pênalti. O sorteio da fase de grupos da Libertadores acontece no próximo dia 18, em Luque, no Paraguai.

Equilíbrio no primeiro tempo

O primeiro tempo começou muito equilibrado no Nilton Santos. Os dois times estavam com as estratégias bem definidas e partiram para cima para conseguir um gol. Assim, mesmo jogando fora de casa, o Massa Bruta sempre esteve no campo de ataque. Tocando a bola e buscando os espaços. Por outro lado, o Botafogo também era perigoso, mas nas saídas rápidas com Júnior Santos.

Na primeira escapada, Júnior trocou de lado e arriscou o chute de fora da área. Cleiton fez a defesa. A resposta veio minutos depois, com Thiago Borbas. O centroavante conduziu a bola pelo lado direito e, também de fora da área, chutou forte. Gatito fez a defesa sem sustos. Aos 17 minutos, a primeira grande jogada de Savarino no jogo. O meia lançou Tiquinho Soares, que não alcançou e a bola ficou com Cleiton.

O jogo era bom, movimentado e com os dois times buscando o gol a todo momento. De bola parada, aos 26, Tiquinho finalizou de cabeça para fora. O camisa 9 do Botafogo ainda teve outra chance, quando Tchê Tchê lançou Júnior Santos. O atacante invadiu a área e cruzou, mas Tiquinho chegou atrasado no carrinho.

Foi então que em uma jogada de lateral, aos 43 minutos, Damián lançou Júnior Santos. Este invadiu a área, tirou dois marcadores e chutou contrapé de Cleiton: 1 a 0 Glorioso. Portanto, o gol dava uma certa tranquilidade para o intervalo. Contudo, Júnior Santos fez falta pelo lado direito da área. Na cobrança, a bola foi na cabeça de Juninho Capixaba, que desviou: 1 a 1 no Nilton Santos.

Mais um golaço de Júnior Santos

O segundo tempo começou conforme o primeiro: muito disputado com as duas equipes mostrando muita vontade. A única diferença foi o fato de que as chances criadas no primeiro tempo não estava acontecendo. Foram 10 minutos de correria, faltas e até alguns lances ríspidos entre os jogadores. Assim, o jogo começou a ficar mais truncado.

Aos 13 minutos, o primeiro grande lance da segunda etapa: Helinho cobrou falta na parte direita da área. A bola ainda bateu na barreira antes de chegar ao gol. Gattito fez grande defesa. Ele ainda bateu na trave no lance. Os dois técnicos começaram a fazer as mudanças nos times. Tanto um time quanto o outro fizeram substituições buscando a vitória.

Mas aos 26 minutos, em mais uma escapada de Júnior Santos, o atacante chegou pela direita, cortou dois marcadores, mas errou na hora de chutar. Ele mesmo seguiu a jogada e passou novamente para Damián Suárez. Foi assim que saiu o segundo gol: no cruzamento, Júnior Santos dominou a bola e ela subiu. Com isso, ele acertou um bonito voleio. Era os segundo gol do Botafogo, o segundo de Júnior Santos.

Os minutos seguintes foram de pressão do Bragantino e contra-ataque do Botafogo. Contudo, nem um time, nem o outro conseguiram ter êxito em suas tentativas. Nos minutos finais, o Massa Bruta ensaiou uma pressão maior. Entretanto, bem na defesa, o time de Fábio Matias conseguiu segurar o resultado e a vantagem para o segundo jogo.