• Lucas Evangelista abriu o placar no início do confronto
  • A virada veio com dois gols de Eduardo e assistências de Tiquinho
  • Botafogo chegou aos 23 pontos e está na terceira colocação

O Botafogo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo não esteve muito bem durante os 90 minutos. Com muitos desfalques, dois jogadores estavam em campo e eram as referências. Tiquinho Soares e Eduardo. E foram exatamente os dois que fizeram a diferença para o Glorioso voltar ao caminho das vitórias.

Depois de levar um gol de Lucas Evangelista nos primeiros minutos de jogo, o Glorioso conseguiu se reorganizar para empatar ainda na primeira etapa, com Eduardo. Depois do preparo de pivô de Tiquinho Soares, o meia chutou colocado para o 1 a 1 no placar. No segundo tempo, logo no início, mais uma vez a jogada deu certo. Tiquinho ajeitou e Eduardo marcou o segundo. O Bragantino ainda pressionou no fim, mas John assegurou os três pontos.

Com a vitória, o Glorioso chegou aos 23 pontos e encostou na ponta da tabela. Neste momento, o time alvinegro aparece na terceira colocação. O Bragantino, com 18, caiu para a sétimo. Contudo, vai precisar esperar o fim da rodada para saber a sua real posição. Na próxima rodada, as duas equipes jogam no sábado. O Botafogo visita o Vasco, enquanto o Massa Bruta visita o Cuiabá.

Equilíbrio no primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o Botafogo em cima do Bragantino. Foram dois lances sem perigo do Glorioso. Mas antes que os visitantes aceitassem a pressão inicial, Helinho pegou a bola e deu um belo passe para Lucas Evangelista no meio da defesa do Botafogo. O meia chegou na frente de John e toca na saída do arqueiro botafoguense: 1 a 0. O gol aos sete minutos, não parou o Massa Bruta.

Dois minutos depois, Thiago Borbas recebeu bom cruzamento dentro da área e desviou de cabeça. A bola foi em cima do goleiro do Botafogo. Quase o segundo do time visitante. O Botafogo, então, começou a subir as suas linhas e, quando estava no campo de defesa, acionava Luiz Henrique em velocidade. No primeiro lançamento, o atacante quase chegou em condições de marcar.

A estratégia animou o Botafogo, que chegou ao empate. Aos 20 minutos, após um cruzamento n área, Tiquinho Soares fez o pivô e deu em Eduardo. O meio-campista clareou a jogada e finalizou com força, fora do alcance de Lucão. Era o empate do Glorioso no Nilton Santos. Depois do gol, o time treinado por Artur Jorge melhorou.

O Bragantino, portanto, não chegou mais com perigo durante um bom tempo. Somente aos 42, quando Juninho Capixaba recebeu um longo lançamento e tirou de John. A bola ficou com Thiago Borbas, sem goleiro, mas antes de chutar, acabou travado por Bastos. O Botafogo, por sua vez, rondou a área do Massa Bruta, mas não chegou a ser contundente.

Gol e pressão

O início do segundo tempo era o retrato do que foi o primeiro. Botafogo com a bola rondando a área do goleiro Lucão. Desta vez, o Bragantino não conseguiu sair da pressão botafoguense. Então, com mais contundência o Botafogo chegou à virada no placar. A jogada, bem parecida com a do primeiro gol: bola no Tiquinho Soares, que fez o pivô para Eduardo, com categoria tirar do goleiro e marcar o segundo gol do Glorioso: 2 a 1.

O gol do Botafogo deixou o jogo mais disputado. O Massa Bruta adiantou as linhas. A equipe treinada por Pedro Caixinha mostrou muita dificuldade em jogar com a estratégia de sair em contra-ataque. Por conta disso, o treinador português fez mudanças não somente no estilo do jogo, mas nas peças em campo.

O jogo só passou a acelerar novamente depois dos 20 minutos da segunda etapa. As trocas dos dois times também ajudaram a melhorar o jogo. Mesmo assim, tanto Botafogo, quanto Bragantino tiveram dificuldades de construir jogadas de gol. O Massa Bruta, inclusive, abusou dos cruzamentos para Thiago Borbas. E o Botafogo já não conseguia mais segurar a bola na frente.

Na parte final do jogo, o Bragantino foi com tudo para cima do Botafogo. O empate não saiu por conta do goleiro John. Isso porque o arqueiro fez ótimas defesas, como na cabeçada de Vitinho, que o arqueiro tirou em cima da linha. No último lance, Talisson recebeu na área e chutou de bico para mais uma defesa de John. Então, fim de jogo e vitória do Glorioso.