• Glorioso sai atrás no placar, mas vence com gols de Hugo e Tiquinho
  • Substituições de Bruno Lage no intervalo dão nova cara ao Alvinegro
  • Time vence por 2 a 1 e abre vantagem nas oitavas de final do torneio

O Botafogo teve trabalho, mas venceu o Guaraní, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, no estádio Nilton Santos. Romeo Benítez abriu o placar para os paraguaios, no primeiro tempo. Contudo, após mudanças do técnico Bruno Lage no intervalo, o Alvinegro reagiu na partida. Hugo, em belo chute no ângulo, e Tiquinho Soares, cobrando pênalti, garantiram a virada.

Com o resultado, então, o Botafogo consegue uma vantagem no confronto. Agora, pode até empatar com o Guaraní no duelo de volta, no próximo dia 9, às 19h (de Brasília), no Paraguai, que garante a vaga à próxima fase. Uma vitória do time paraguaio por um gol de diferença levará a disputa para os pênaltis. Antes disso, o líder volta a campo pelo Brasileirão, onde enfrentará o Cruzeiro, no próximo domingo, em Belo Horizonte.

Guaraní marca no início do jogo

No primeiro tempo, o Botafogo entrou em ritmo lento, e o Guaraní aproveitou para sair na frente logo aos dois minutos. Raúl Caceres fez uma boa jogada pela direita, a defesa do Botafogo bateu cabeça na hora de marcar e Moreira ficou livre para cruzar na área. Romeo Benítez entrou rápido no meio da zaga e completou: 1 a 0.

A equipe paraguaia seguiu perigosa nos contra-ataques e teve um gol anulado. Aos 12 minutos, Camacho recebeu o lançamento de Salomoni, tirou a defesa do Botafogo com um belo drible e bateu bem na bola, encobrindo Gatito Fernández. Porém o atacante esteve em impedimento.

O time da casa, por sua vez, teve bons momentos com Eduardo participando mais do jogo. O Alvinegro tentou explorar os cruzamentos e lançamentos longos, mas a zaga do Guaraní cortou as jogadas. A melhor chance foi com Marlon Freitas, aos 36, em boa trama. Tchê Tchê recebeu e tocou para o volante, que chutou de fora da área no travessão.

Hugo e Tiquinho decidem para o Bota

No segundo tempo, Bruno Lage fez logo três substituições no intervalo, colocando Tiquinho Soares, Matías Segovia e Philipe Sampaio. O Botafogo cresceu com as mexidas e passou a pressionar mais o adversário no campo de defesa. Inspirado, o goleiro Munõz salvou o Guaraní com grandes defesas. Duas delas, aliás, em boas finalizações de Eduardo.

Aos 19 minutos, então, o Alvinegro chegou ao empate. E foi com um golaço. Hugo acertou uma bomba de fora da área e superou Muñuz. O lateral-esquerdo teve muita felicidade no chute: 1 a 1. O Guaraní pouco assustou e viu o Botafogo ser amplamente superior na partida.

De tanto pressionar, conseguiu um pênalti aos 42 minutos, quando Junior Santos foi derrubado na área por Romero. Tiquinho Soares cobrou no meio do gol, com categoria, para virar o jogo: 2 a 1. O atacante marcou o seu 25º gol em 2023, sendo, portanto, o seu terceiro na Sul-Americana.

Goiás sofre dura derrota para o Estudiantes

Em outro jogo das oitavas de final da Sul-Americana, o Goiás sucumbiu após Bruno Santos ser expulso no começo do segundo tempo. O Esmeraldino havia feito um bom primeiro tempo diante do Estudiantes, mas acabou perdendo por 3 a 0 no jogo de ida. Carrillo e Rollheiser (dois) marcaram os gols do time argentino no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata.

O segundo confronto, portanto, está marcado para quarta da semana que vem (dia), no Serra Dourada, em Goiânia. A bola rola às 19h (de Brasília), mas o Goiás precisará vencer por quatro ou mais gols para avançar no tempo normal. Caso ganhe por uma diferença de três gols, a decisão da vaga vai para os pênaltis.