- Pouco inspirada, Seleção não consegue resultado para ficar em primeiro
- Raphinha, de falta, bota o Brasil na frente, mas Muñoz empata em 1 a 1
- Equipe de Dorival Júnior encara o Uruguai nas quartas da Copa América
O Brasil empatou em 1 a 1 com a Colômbia nesta terça-feira, em Santa Clara, na Califórnia, e terminou a primeira fase da Copa América 2024 em segundo lugar no Grupo D. Com duas vitórias e um empate, os colombianos ficaram na liderança da chave. Raphinha, de falta, abriu o placar para a seleção brasileira, mas Muñoz descontou no fim do primeiro tempo.
Após mostrar evolução na vitória sobre o Paraguai, o Brasil teve uma atuação pouco inspirada contra a Colômbia. Os jogadores da equipe canarinho não conseguiram rodar a bola com toques e aproximações e foram controlados pelos colombianos na maior parte da partida.
Aliás, a seleção colombiana finalizou mais vezes (13 contra 7) e acabou o jogo com gritos de ‘olé’ de sua torcida. Para piorar, o Brasil ainda perdeu Vinícius Júnior, que tomou o segundo cartão amarelo e não poderá jogar na próxima fase.
Com o resultado, então, o Brasil ficou com 5 pontos e terminou em segundo no Grupo D. A Colômbia ficou com 7 e avançou como líder. Agora, a seleção brasileira vai encarar o Uruguai nas quartas de final, sábado (dia 6 de julho), às 22h (de Brasília). A Colômbia, por sua vez, enfrenta o Panamá, às 19h do mesmo dia.
Como foi o jogo
Em primeiro tempo intenso e disputado, a Colômbia impôs dificuldades ao Brasil e conseguiu se sobressair fisicamente. Ainda assim, que largou em vantagem foi a seleção brasileira. Logo aos 12 minutos, Raphinha acertou bela cobrança de falta no ângulo esquerdo alto de Vargas. O goleiro colombiano se esticou todo, chegou a tocar na bola, mas ela acabou entrando: 1 a 0.
A Colômbia, porém, não reduziu o ritmo, chegou a marcar, mas o gol não valeu. James Rodríguez cobrou falta dentro da área, e Sánchez cabeceou para o fundo do gol. O auxiliar apontou impedimento, em lance ajustado. Após longa revisão do VAR, o gol foi anulado.
Aos 42 minutos, Vini Jr partiu para cima de Muñoz dentro da área, ganhou na velocidade, mas caiu após choque com o defensor colombiano. O árbitro marcou escanteio, conversou com o árbitro de vídeo, mas não marcou o pênalti.
Cinco minutos depois, a Colômbia chegou ao gol de empate. James passou para Córdoba na entrada da área e ele achou belo passe para Muñoz, livre na direita, chegar batendo na saída de Alisson: 1 a 1.
Na segunda etapa, o Brasil pouco produziu e as mexidas de Dorival Júnior não surtiram efeito. No fim do jogo, a Colômbia chegou com perigo pela esquerda, Luis Díaz cruzou na medida para Borré, que chegou batendo por cima a poucos metros do gol. Aos 49 minutos, boa chance da seleção brasileira com Andreas Pereira, que finalizou de fora da área para grande defesa de Vargas. O jogo terminou em empate.
Quartas de finais estão definidas
Após a rodada desta terça-feira, as oito melhores seleções da Copa América foram definidas para a fase eliminatória, e o caminho está desenhado até o final. As equipes que vieram dos grupos A e B (Argentina, Equador, Venezuela e Canadá) se enfrentam nas semifinais, enquanto o mesmo acontecerá com os times classificados nos grupos C e D da competição.
Veja os confrontos e as datas das quartas de final:
- Argentina x Equador – quinta-feira, às 22h (de Brasília), no NRG Stadium, no Texas;
- Venezuela x Canadá – sexta-feira, às 22h (de Brasília), no AT&T Stadium, no Texas;
- Colômbia x Panamá – sábado, às 19h (de Brasília), no University of Phoenix Stadium;
- Uruguai x Brasil – sábado, às 22h (de Brasília), em Las Vegas.