• Raphinha, duas vezes, Andreas Pereira e Luiz Henrique marcaram
  • Seleção teve bom volume de jogo e atacante do Barça se destaca
  • Brasil chega aos 16 pontos e está em quarto nas Eliminatórias

O Brasil venceu o Peru por 4 a 0 na noite desta terça-feira, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, capital federal brasileira, em jogo válido pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Em um jogo que serviu como uma espécie de redenção, o time treinado por Dorival Júnior não tomou conhecimento do Peru, vice-lanterna da qualificatória para o Mundial e conseguiu sair com os três pontos, assim como fez na última rodada com o lanterna, Chile, em Santiago.

Raphinha marcou duas vezes cobrando pênalti, uma no primeiro e a outra no segundo tempo. Luiz Henrique entrou na etapa final e em cinco minutos, cruzou na medida para Andreas Pereira, de voleio, marcar o terceiro gol do jogo, e fez o quarto gol em uma finalização de categoria da entrada da área. Vale lembrar um dado importante: Andreas foi o primeiro jogador não nascido em território brasileiro a marcar um gol com a camisa da Seleção Brasileira.

Com os três pontos, a Seleção chegou aos 16 pontos e, por conta do saldo de gols, primeiro critério para desempate, não passou o Uruguai na terceira posição. Já o Peru, com seis, está em nono, portanto, na penúltima colocação. Agora, as duas seleções voltam a jogar apenas no mês de novembro, na próxima Data Fifa. O Brasil enfrenta a Venezuela, no estádio Monumental de Maturín, dia 14 de novembro. No dia 19, o adversário é o Uruguai, na Arena Fonte Nova. O Peru recebe o Chile no dia 15, em Lima, e no dia 19 visita a Argentina.

O Jogo

O primeiro tempo começou com o Brasil tomando conta das ações ofensivas. Mas os jogadores brasileiros não conseguiram esquentar a partida logo de início. Ou seja, o confronto era morno, com o Peru fechado na defesa, sem sair para o contra-ataque. Vale lembrar que os visitantes sequer finalizaram no primeiro tempo. Apenas Flores que chegou a balançar as redes, mas o lance já estava anulado pela arbitragem.

Depois disso, o Brasil aumentou a rotação e começou a assustar mais o arqueiro peruano. Raphinha, um dos mais ativos no ataque, acertou o travessão antes de ter a oportunidade de cobrar uma penalidade máxima e marcar o primeiro gol do Brasil. É importante dizer que o lance ( toque de mão de Zambrano) foi marcado com o auxílio do VAR.

No segundo tempo as coisas não mudaram muito. Portanto, o panorama era o mesmo até Savinho invadir a área e ser derrubado por Zambrano. Raphinha pegou a bola novamente para cobrar e fez. Era o segundo gol brasileiro, o segundo de pênalti e o segundo do atacante do Barcelona. O Brasil, com 2 a 0 no placar, ficou mais tranquilo para seguir no ataque.

Dorival Júnior fez mudanças e colocou dois jogadores fundamentais para a goleada. Primeiro, Luiz Henrique recebeu em velocidade pela direita. O atacante levou para a linha de fundo e cruzou para Andreas Pereira, de voleio, fazer o terceiro gol brasileiro no Mané Garrincha. Minutos depois, o botafoguense, na direita, puxou para o meio e finalizou no canto direito de Gallese. Assim, fechou o placar e transformou o jogo em goleada.