- Marta é expulsa no fim do primeiro tempo, e Espanha vence por 2 a 0
- Del Castilho e Putellas marcam os gols da partida desta quarta-feira
- Seleção brasileira se classifica como um das melhores terceiras colocadas
Atuando com uma jogadora a menos desde a expulsão de Marta, nos acréscimos do primeiro tempo, o Brasil perdeu por 2 a 0 para a Espanha. Assim, permaneceu na terceira posição do Grupo C do futebol feminino das Olimpíadas de Paris-2024. Athenea del Castilho abriu o placar para as campeãs do mundo, na segunda etapa, e Alexia Putellas completou aos 62 minutos.
Com o resultado, então, a Espanha chegou aos 9 pontos e se classificou para o mata-mata na liderança do grupo. O Brasil, por outro lado, ficou com três e esperou a definição das outras chaves para confirma a vaga nas quartas de final como um dos melhores terceiros colocados.
Na sequência da terceira rodada, nesta quarta-feira, a Austrália perdeu para os Estados Unidos por 2 a 1 e a Zâmbia foi goleada pela Alemanha por 4 a 1. Os resultados, portanto, garantiram a classificação do Brasil.
A seleção brasileira, então, voltará a jogar no sábado, em Nantes, contra a primeira colocada do Grupo A, que será concluído ainda nesta quarta. Dois jogos estão em disputa: Nova Zelândia x França e Colômbia x Canadá. O Brasil não vai poder contar com a camisa 10 Marta, que cumprirá suspensão pela expulsão nas quartas de final.
Como foi o jogo
No primeiro tempo, o jogo foi praticamente uma ataque contra defesa. Com mais posse de bola, a Espanha rodou em busca de espaço e viu um Brasil atuando fechado no campo de defesa. Explorando as bolas longas para Kerolin e Ludmila, a seleção brasileira quase não chegou ao ataque. Aliás, só assustou com uma bola na trave após o toque contra da defesa espanhola.
Atual campeã do mundo, a Espanha criou várias chances, teve um gol anulado e parou nas defesas da goleira Lorena. Nos acréscimos, Marta errou o tempo de bola, acabou chutando a cabeça da jogada espanhola e levou o cartão vermelho direto. A Rainha deixou o Brasil com uma atleta a menos para a etapa final da partida.
Na segunda etapa, o panorama se manteve. Tendo o controle da bola, a Espanha botou suas jogadoras no ataque e pressionou o Brasil desde os primeiros instantes. Sendo assim não foram poucas as vezes que a bola rondou a área de Lorena. Então, era questão de tempo até o gol espanhol sair. Aos 22 minutos, após cruzamento da esquerda, Lorena errou, deu rebote para o meio da área, e Del Castillo apareceu para completar para o gol: 1 a 0.
Em desvantagem no placar, a seleção brasileira seguiu fechada no campo de defesa e ainda perdeu chance no contra-ataque. Ana Vitória avançou pela esquerda, tentou passar pela marcação e a defesa cortou. Yasmin tentou o passe para Portilho, mas a zaga espanhol afastou o perigo. Com 19 minutos de acréscimos, a pressão espanhola aumentou e o segundo gol saiu no último lance. Aos 62 minutos da segunda etapa, Alexia Putellas recebeu na entrada da área com liberdade, finalizou colocado e fechou a partida em 2 a 0.