• Diego Gómez marcou o único gol do jogo em Assunção
  • Brasil voltou a jogar mal no torneio e vai se complicando
  • Seleção está com 10 pontos e aparece na quinta posição

O Brasil voltou a jogar mal e, desta vez, perdeu para o Paraguai por 1 a 0 na noite desta terça-feira no Defensores del Chaco, em Assunção, capital daquele país, em jogo válido pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Sem padrão tático, entusiasmo e técnica, a Seleção treinada por Dorival Júnior não foi capaz de produzir futebol suficiente para sair de uma situação de desvantagem para pelo menos garantir um ponto no lendário estádio de Assunção.

Diego Gómez fez o único gol do jogo ainda no primeiro tempo. Aos 18 minutos, acertou um bonito chute para abrir o placar. Embora tenha tido poucas chances, o Brasil ficou com a bola na maior parte do tempo, mas não conseguiu empatar o jogo. Sem mais lances, o Paraguai acabou garantindo a vitória, que o deixa na sétima colocação com nove pontos. O paraguaios tem o mesmo número de pontos da Bolívia, mas superam no critério de desempate.

O Brasil, com 10, está empatado com a Venezuela, mas também está à frente por conta do desempate. Os próximos jogos estão marcados para outubro. O Brasil encara o Chile, fora de casa no dia 10. Cinco dias depois, recebe o Peru, em Brasília. O Paraguai, nos mesmos dias, visita o Equador e depois recebe a Venezuela.

O jogo

O primeiro tempo começou com muito equilíbrio. Os dois times tiveram a bola, mas o Brasil levou a melhor neste quesito. Com uma estratégia de manter a posse e fazer triangulações para chegar à área adversária, o Brasil buscou os seus principais jogadores de frente. Endrick e Vini Jr. se aproximaram de Paquetá, o principal articulador brasileiro. Mas o time não conseguiu construir boas jogadas.

O Paraguai, por sua vez, buscou os contra-ataques. A defesa bem postada e a dificuldade do ataque brasileiro facilitavam as coisas. Até que aos 18 minutos, depois de uma jogada pela esquerda, Júnior Alonso cruza, Gabriel Magalhães corta e a bola cai no pé de Diego Gómez. O paraguaio finalizou com a parte externa do pé e marcou um bonito gol. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Paraguai. O Brasil correu atrás e por pouco não empatou com Arana, mas a defesa do Paraguai tirou em cima da linha.

No segundo tempo, o Brasil chegou com muito perigo lofo no primeiro minuto. Rodrygo chegou na entrada da área em condições de finalizar, mas desperdiçou. Isidro Pitta, em seguida, levou perigo em uma cabeçada, assim como João Pedro, que entrou no intervalo. O jogador, ex-Fluminense, melhorou a articulação na frente e quase conseguiu empatar.

Os minutos foram passando e a Seleção Brasileira ficando com mais pressa. Isso acabou melhorando um pouco a atuação. Pelo menos, as duas melhores chances saíram depois dos 20 do segundo tempo. A principal, em um chute de fora da área de Vini Jr. Gatito Fernández fez boa defesa. O jogo foi chegando ao seu final e sem reação Seleção Brasileira amargou mais uma derrota no torneio.