• Botafoguenses Igor Jesus e Luiz Henrique marcaram
  • Chile faz gol com um minuto de jogo e complica
  • Brasil chega aos 13 pontos e vai para a quarta colocação

O Brasil venceu o Chile por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira, em Santiago, capital daquele país, em jogo válido pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O jogo brasileiro não foi lá dos melhores, mas com jogadas individuais de Savinho para o gol de Igor Jesus no primeiro tempo, e de Luiz Henrique, quem marcou o segundo no fim, salvaram a equipe treinada por Dorival Júnior de um resultado ruim após sair perdendo com um minuto de jogo com o gol do atleticano Eduardo Vargas.

Com a vitória, o Brasil chegou aos 13 pontos e, portanto, assumiu a quarta colocação na tabela. O Chile, por sua vez, tem cinco pontos e ocupa a vice-lanterna da qualificatória. Na próxima rodada, o Brasil pega o Peru, lanterna do torneio, em Brasília, na terça-feira. No mesmo dia, o Chile visita a Colômbia, em Barranquilla.

Chile marca no começo

O primeiro tempo começou com o Chile em cima da Seleção Brasileira. Logo no primeiro minuto, os chilenos deram o primeiro ataque, com Echeverría, que pegou a sobra de um escanteio e finalizou por cima do gol de Ederson. No lance seguinte, o Chile abriu o placar. Loyola cruzou na segunda trave e Eduardo Vargas cabeceou sozinho para abrir o placar em Santiago. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Chile.

Com o gol, o Brasil ficou acuado e pressionado com a seleção chilena. Contudo, os donos da casa demoraram a assustar novamente. Somente aos 10 minutos, Darío Osorio fez boa jogada pelo meio, cortou Paquetá e André, finalizou de longe. A bola passa pelo gol de Ederson assustando o goleiro da Seleção Brasileira.

Foi então que o Brasil começou a tocar a bola, o Chile já não tinha o ímpeto do início do jogo e, por conta disso, deu terreno aos jogadores brasileiros. A primeira chance veio dos pés de Rodrygo, que fez jogada individual pela direita e finalizou de pé direito. A bola bateu na defesa chilena e foi para fora. Um grande lance brasileiro, mas que mostrou que o Brasil poderia começar a jogar.

Brasil domina o jogo

E foi exatamente o que aconteceu. O Brasil passou a dominar as ações e, principalmente, não sofreu mais com os atacantes chilenos. Virou um ataque contra defesa. Aos 27 minutos, a Seleção teve a primeira chance real de gol. Paquetá encontrou Abner, e o lateral cruzou para a área. Igor Jesus esperou na área. Contudo, Maripán cortou, e quase fez gol contra.

Portanto, mesmo sem o volume suficiente para criar situações de gol, o Brasil chegou ao empate somente aos 45 minutos. Savinho fez boa jogada pela direita, mesmo a defesa pedindo falta, o jogador do City seguiu, cortou para o meio e cruzou na cabeça de Igor Jesus. O centroavante desviou de cabeça e empatou a partida para a Seleção Brasileira.

Luiz Henrique vira para o Brasil

O segundo tempo continuou com a Seleção Brasileira dominando a partida. Raphinha finalizou logo no início do jogo. A bola foi para fora. Aos seis minutos, contudo, o meia do Barcelona recebeu bom lançamento, saiu na cara de Cortés, driblou o arqueiro e marcou os segundo gol do Brasil. Mas o auxiliar e o árbitro anularam o lance por conta do impedimento do jogador brasileiro.

O Brasil tinha a posse de bola, tocava de um lado para o outro, mas isso não representou chances claras de gol. Assim como no primeiro tempo, os comandados de Dorival Júnior jogava no campo de defesa do Chile. Os chilenos esperavam a Seleção para sair em contra-ataque, mas essa jogada também não deu certo. Isso porque faltou qualidade na hora de chegar ao ataque. Os chilenos falharam nesse quesito.

Valdés e Marcelo Morales tiveram chances de finalizar em momentos diferentes, mas as finalizações não foram boas e sequer assustaram o goleiro brasileiro. Cortés, o arqueiro chileno, contudo, era outro que não estava sendo incomodado. Dorival Júnior começou a fazer mudanças e lançou Luiz Henrique e Gabriel Martinelli. Foi então que as coisas começaram a mudar.

Enquanto o Chile começou a ocupar mais espaço no campo do Brasil, deixou espaço na defesa. Assim, o Brasil chegou ao gol da vitória. Luiz Henrique recebeu de Bruno Guimarães pela direita. Cortou toda a marcação da defesa chilena. Na batida, colocou no canto direito de Cortés. Era o gol do Brasil em Santiago. Era o gol da virada, o gol da vitória.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial