• Botafogo é o que mais tem gringos no elenco
  • Athletico, São Paulo e Inter vêm em seguida
  • Campeonato Brasileiro começa neste sábado

Antes de mais nada, vamos falar sobre o Campeonato Brasileiro 2024, que vai dar o seu pontapé inicial e promete empolgar as torcidas a partir deste sábado. E, para a edição deste ano, os jogadores estrangeiros estarão presentes em todos os 20 times da Série A. Com 10 gringos, o Botafogo virou o clube com o maior número de atletas de outros países no elenco.

Athletico-PR, São Paulo e Internacional, portanto, vêm logo atrás, cada um com nove gringos. O Juventude, por sua vez, é o que tem menos, com só um estrangeiro para escalar. Ao todo, 123 jogadores de 14 nacionalidades diferentes estão inseridos na elite do futebol brasileiro.

Além disso, a competição de 2024 vai marcar a estreia de um novo regulamento: a ampliação do limite de estrangeiros permitidos por partida para nove. Assim, o SDA montou uma lista com nomes importantes de cada time para você ficar de olho na competição. Veja, então, os gringos em destaque no Brasileirão:

Atlético-GO – Emiliano Rodriguez

Comprado no início da temporada, Emiliano Rodriguez virou nova opção de ataque para o técnico Jair Ventura. O setor que já contava com Vagner Love ganhou o reforço do uruguaio de 20 anos. Aliás, ele já balançou a rede sete vezes na temporada e conquistou o primeiro título na carreira, no Campeonato Goiano. O jogador é uma das esperanças ofensivas do Dragão para fazer boa campanha no Brasileirão. Além dele, o time goiano conta com Yeferson Rodallega (Colômbia), Ángelo Araos (Chile), Yony González (Colômbia), Alejo Cruz (Uruguai) e Mateo Zuleta (Colômbia).

Atlético-MG – Zaracho

O meia-atacante Matías Zaracho está no Atlético-MG desde 2020 e se tornou um dos principais jogadores do elenco desde então. Reconhecido por ser um jogador habilidoso e intenso, o argentino demonstrou capacidade para fazer gols. Então, após se recuperar de lesão muscular, o atacante retornou na final do Mineiro e reassumiu a vaga de titular na equipe do técnico argentino Gabriel Milito. Ao lado de Gustavo Scarpa, Zaracho tem papel importante na organização do meio de campo do Galo na busca pelo título do Brasileirão. Além dele, o elenco atleticano conta com o lateral Renzo Saravia (Argentina), o zagueiro Mauricio Lemos (Argentina), o volante Battaglia (Argentina), o meia Alan Franco (Equador) e os atacantes Eduardo Vargas (Chile) e Brahian Palacios (Colômbia).

Athletico-PR – Gonzalo Mastriani

Após se destacar no América-MG, o centroavante Gonzalo Mastriani chegou com tudo no Athletico-PR em 2024. O uruguaio, aliás, acumula nesse início de temporada a média de um gol por jogo: foram 13 em 13 partidas. Pelo Furacão, foram sete gols em 11 (havia feito seis em dois jogos pelo Coelho). Com 30 anos, o atacante se tornou referência na equipe do técnico Cuca e acirrou a disputa com Pablo no setor ofensivo do Rubro-Negro. Além disso, a equipe conta com Lucas Esquivel (Argentina), Mateo Gamarra (Paraguai), Léo Godoy (Argentina), Bruno Zapelli (Argentina), Agustín Canobbio (Uruguai), Lucas Di Yorio (Argentina), Romeo Benítez (Paraguai) e Tomás Cuello (Argentina).

Bahia – Óscar Estupiñan

O centroavante colombiano Óscar Estupiñan chegou ao Bahia em fevereiro com o objetivo de resolver o problema da camisa 9. O jogador de 27 anos, que acumula passagens por clubes de Portugal, Equador, Turquia, Inglaterra e França é um atacante rápido e forte, mas que ainda não deslanchou pelo Tricolor. Até o momento, ele marcou cinco gols em seis jogos e espera por mais oportunidades do técnico Rogério Ceni na equipe titular. Além disso, o time conta com Víctor Cuesta (Argentina), Santiago Arias (Colômbia), Nicolás Acevedo (Uruguai) e Carlos de Pena (Uruguai).

Botafog0 – Savarino

Contratado em janeiro junto ao Real Salt Lake (EUA), o atacante Jefferson Savarino, de 27 anos, se tornou o primeiro venezuelano a vestir a camisa do Botafogo. Após um começo tímido de temporada, o ex-Atlético-MG vem subindo de produção e ganhando espaço na equipe carioca. Trata-se de um ponta com características diferentes, pois gosta de entrar na diagonal, organizando as jogadas e se aproximando mais do centroavante Tiquinho Soares. Até agora, foram três gols e duas assistências em 12 jogos. O Glorioso, aliás, é o time mais gringo do Brasileirão, com 10. Além de Savarino, o técnico português Artur Jorge conta com o goleiro Gatito Fernández (Paraguai), os laterais Damián Suárez (Uruguai) e Mateo Ponte (Uruguai), os zagueiros Alexander Barboza (Argentina), Luis Segovia (Equador) e Bastos (Angola), os meios-campistas Jacob Montes (Nicarágua), Óscar Romero (Paraguai) e o atacante Diego Hernández (Uruguai).

RB Bragantino – Henry Mosquera

O atacante colombiano Henry Mosquera é um dos principais nomes do ataque do RB Bragantino para a disputa do Brasileirão. O jogador de 22 anos chamou atenção na competição do ano passado pela velocidade no lado esquerdo ofensivo. Com dribles curtos e boa finalização, ele se tornou peça importante no esquema do técnico português Pedro Caixinha. Além disso, o Massa Bruta conta com: Andrés Hurtado (Equador), Léo Realpe (Equador), Yani Quintero (Colômbia), Kelvin Flórez (Colômbia), Thiago Borbas (Uruguai) e Ignacio ‘Nacho’ Laquintana (Uruguai).

Corinthians – Rodrigo Garro

O meio-campista Rodrigo Garro chegou em janeiro ao Corinthians e rapidamente empolgou os torcedores alvinegros. Comprado junto ao Talleres, da Argentina, o camisa 10 mostrou que gosta de atuar atrás dos atacantes e armar o time dando passes. Ele também se destacou até agora por sua movimentação intensa, buscando aparecer onde a partida está se desenvolvendo. Considerado um armador, Garro também aparece bem como finalizador, sempre arriscando chutes de média e longa distância ou entrando na área. Além disso, passou a ser importante para a bola parada do Timão. Além dele, o técnico português António Oliveira conta no elenco com o zagueiro Félix Torres (Equador), o lateral Diego Palacios (Equador), o volante Fausto Vera (Argentina) e o atacante Romero (Paraguai).

Criciúma – Yannick Bolasie

De volta à Série A do Brasileirão, o Criciúma investiu em um nome de peso para o setor ofensivo. Trata-se do atacante Yannick Bolasie, de 34 anos. Ele nasceu na França, mas se naturalizou pela República Democrática do Congo, disputando a Copa Africana de Nações duas vezes. Ele passou a maior parte da carreira no futebol inglês e defendeu clubes da Bélgica, Portugal e Turquia. Uma contratação inusitada feita pela diretoria do Tigre. Ele disputará vaga no ataque com Renato Kaizer e Felipe Vizeu. Além dele, o técnico Cláudio Tencati conta com Wilker Ángel (Venezuela), Tobias Figueiredo (Portugal), Miguel Trauco (Peru), Mateo Barcia (Uruguai), Yerson Candelo (Colômbia).

Cruzeiro – Juan Dinenno

Para a temporada de 2024, o Cruzeiro investiu em um atacante estrangeiro como esperança de gols. Trata-se do argentino Juan Dinenno. O jogador de 29 anos estava no Pumas, do México, e passa por sua primeira experiência no futebol brasileiro. O camisa 9 teve bom começo de ano e acumula cinco gols em 14 jogos pela Raposa. Com 1,86m de altura, ele se destaca no jogo aéreo, é brigador e tem boa finalização. Além dele, o novo técnico Fernando Seabra conta com Helibelton Palacios (Colômbia), Lucas Villalba (Argentina), Lucas Romero (Argentina), José Cifuentes (Equador) e Álvaro Barreal (Argentina).

Cuiabá – Isidro Pitta

O centroavante Isidro Pitta, de 24 anos, vem brilhando pelo Cuiabá em 2024. Vice-artilheiro do Estadual, com seis gols, o paraguaio vem dando mostras de que pode ajudar no Dourado a fazer grande campanha no Brasileirão. ‘El Viking’, como é conhecido, tem sido titular, jogando ao lado de Deyverson e Clayson. Além dele, o elenco da equipe mato-grossense conta com o argentino Luciano Giménez.

Flamengo – De La Cruz

Primeiro reforço do Flamengo para a temporada, o meia Nicolás De La Cruz se tornou um dos destaques do Rubro-Negro até agora. Depois do problema físico de Gerson, o uruguaio ganhou sequência de jogos como segundo volante e tem se saído bem. Ex-River Plate, ele se tornou o ‘motorzinho’ do meio-campo armado pelo técnico Tite e engatou boas atuações atuando perto do uruguaio Arrascaeta e ao lado do chileno Erick Pulgar. Além disso, tem aparecido nas trocas de passes e assistências para os atacantes. Além desses três estrangeiros, o elenco do time carioca tem o goleiro Agustín Rossi (Argentina) e os laterais Guillermo Varela (Urugai) e Matías Viña (Uruguai).

Fluminense – Jhon Arias

Um dos protagonistas da temporada mágica de 2023 do Fluminense, o meia atacante Jhon Arias virou um jogador decisivo no esquema tático do técnico Fernando Diniz. Herói do título da Recopa Sul-Americana, o colombiano de 26 anos se tornou um dos grandes nomes da nova geração do país. Trata-se de um jogador dinâmico, de bom drible e que faz papel importante nos lados do campo e perto da área. Além de aparecer bem perto do gol, tem bom chute de média distância. Na atual temporada, ele já marcou quatro gols e deu duas assistências com a camisa tricolor. Além do ponta direita, o Fluminense conta com o atacante Jan Lucumí (Colômbia), o meia David Terans (Uruguai) e o centroavante Germán Cano (Argentina).

Fortaleza – Lucero

Único jogador do elenco do Fortaleza a marcar em todos as competição que o clube disputou até agora, Juan Lucero vem se destacando em 2024. O camisa 9 argentino tem capacidade goleadora e tem atuado bem pelo Leão do Pici neste início de temporada. Ele balançou a rede oito vezes em 19 partidas e se tornou homem de confiança do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Além dele, o Laion conta com: Tomás Cardona (Argentina), Benjamin Kuscevic (Chile), Emanuel Brítez (Argentina), Tomás Pochettino (Argentina), Emmanuel Martínez (Argentina), Kervin Andrade (Venezuela) e Imanol Machuca (Argentina).

Grêmio – Soteldo

Emprestado pelo Santos, o atacante Soteldo chegou ao Grêmio neste ano e ainda vem tentando engrenar após sofrer com uma lesão na coxa. O venezuelano de 26 anos, que se destacou atuando na ponta esquerda, também tem sido utilizado pelo técnico Renato Portaluppi em outra função, atuando por dentro, como um meia armador. O torcedor gremista espera pela melhora de desempenho do jogador, que se destacou por suas jogadas em velocidade, dribles e assistências precisas para os companheiros. Além dele, o elenco do Tricolor gaúcho conta com o goleiro Agustín Marchesín (Argentina), o zagueiro Kannemann (Argentina), os meio-campistas Felipe Carbello (Uruguai), Franco Cristaldo (Argentina), Villasanti (Paraguai) e os atacantes Lucas Besozzi (Argentina) e Pavón (Argentina).

Inter – Enner Valencia

O Internacional não teve um bom começo de temporada, mas conta com Enner Valencia para disputar o título brasileiro. O atacante virou peça fundamental no esquema do técnico argentino Eduardo Coudet. Titular absoluto no Colorado, o equatoriano de 34 tem seis gols marcados em 12 jogos, mas vem sofrendo com lesões. Ele tem como característica sabe jogar pelos lados do campo, buscando espaço nas costas do lateral adversário ou chegar na área para finalizar. Enner, portanto, se destaca por sua mobilidade em campo. Além dele, o elenco do Inter conta com o goleiro Sergio Rochet (Uruguai), os zagueiros Gabriel Mercado (Argentina), os laterais Ezequiel Bernabei (Argentina), Fabricio Bustos (Argentina) e Hugo Mallo (Espanha), o volante Charles Aránguiz (Chile) e os atacantes Lucas Alario (Argentina) e Rafael Borré (Colômbia).

Juventude – Tomi Montefiori

Único gringo no elenco do Juventude, o meia-atacante argentino Tomi Montefiori, de 21 anos, disputou a Copinha pelo time gaúcho e ainda busca espaço no elenco principal do Alviverde neste retorno à Série A do Brasileiro.

Palmeiras – Aníbal Moreno

O argentino Aníbal Moreno, de 25 anos, veio do Racing para reforçar o atual campeão Palmeiras na temporada de 2024. Muitos torcedores desconheciam o futebol do meio-campista, que chegou para ocupar uma posição considerada carente após a saída de Danilo para o Nottingham Forest. No Paulistão, o volante se destacou pelo bom desempenho em campo e chamou atenção por dificilmente tocar a bola para trás. Ou seja, sempre tentando chegar mais próximo dos meias de criação e atacantes do Verdão.

Além disso, Moreno se mostrou importante na parte defensiva, com desarmes e disputa de bola. Ele já marcou dois gols até agora, sendo que um deles foi o segundo na partida de volta da final do Estadual contra o Santos. Além dele, o time do português Abel Ferreira conta com o zagueiro Gustavo Gómez (Paraguai), o lateral-esquerdo Joaquín Piquerez (Uruguai), o meia Richard Ríos (Colômbia) e o atacante Flaco López (Argentina).

São Paulo – Calleri

O argentino Jonathan Calleri é o principal nome do ataque do São Paulo. Um dos grandes nomes da conquista da Copa do Brasil do ano passado, o centroavante argentino ainda vem tentando engrenar na temporada. Ele se recuperou uma lesão na perna direita e tem quatro gols em 12 partidas pelo Tricolor Paulista. Além de se destacar nas finalizações, o atacante é especialista na função de pivô, fazendo a parede e disputando jogadas aéreas. Além dele, o elenco são-paulino conta o zagueiros Nahuel Ferraresi (Venezuela), Arboleda (Equador) e Alan Franco (Argentina), os meias Galoppo (Argentina), Damián Bobadilla (Paraguai), Michel Araujo (Uruguai), James Rodríguez (Colômbia) e Iba Ly (Senegal).

Vasco – Payet

Uma das grandes contratações recentes do futebol brasileiro, o meia Dimitri Payet, de 36 anos, disputará mais um Brasileirão. Após um ano complicado, em que ajudou a equipe na luta contra o rebaixamento, o francês conseguiu se adaptar ao futebol brasileiro e rapidamente caiu nas graças da torcida cruz-maltina. O camisa 10 do Gigante da Colina tem dois gols e três assistências na atual temporada e se tornou um dos pilares do time comandado pelo argentino Ramón Díaz. O gringo se destacou pela técnica e habilidade com a bola nos pés, sendo o principal criador de jogadas da equipe. Além dele, o elenco vascaíno conta com o lateral-direito Puma Rodríguez (Uruguai), os zagueiro Gary Medel (Chile) e Robert Rojas (Paraguai), o volante Pablo Galdames (Chile), o meia Juan Sforza (Argentina) e o centroavante Pablo Vegetti (Argentina).

Vitória – Cristián Zapata

O zagueiro colombiano Cristián Zapata chegou ao Vitória no início do ano e ainda não engrenou no campeão baiano. Aos 37 anos, o jogador acumula passagens por clubes como Milan, Udinese e Genoa, da Itália, mas ainda busca espaço no elenco do Leão. Além dele, o técnico Leonardo Condé conta no elenco com outros dois estrangeiros: Raul Cáceres (Paraguai) e Eryc Castillo (Equador).