• Igor Jesus marcou o único gol do jogo na Ligga Arena
  • Athletico pressionou no fim, mas fez pouco para o empate
  • Botafogo chega aos 60 pontos e abre três para o Palmeiras

O Botafogo venceu o Athletico Paranaense por 1 a 0 na tarde deste sábado, na Ligga Arena, em Curitiba, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro se impôs ao frágil Furacão dentro de casa, e conseguiu abrir o placar logo no início do jogo, com Igor Jesus. Entretanto, por muito pouco não abriu mais gols de vantagem. Luiz Henrique e Savarino se destacaram no jogo e só não marcaram os outros gols botafoguenses por terem falhado na finalização. O Furacão chegou a pressionar no fim, mas John manteve o placar 1 a 0.

A vitória colocou o Botafogo mais líder do que nunca. Com o empate do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, o Alvinegro abriu três pontos de vantagem. Neste momento está 60 a 57, faltando nove rodadas para o fim da competição. O Athletico Paranaense, um dos piores mandantes da temporada, ficou com 31 pontos, em 15º lugar a dois da zona de rebaixamento.

Os dois times voltam a campo daqui a pouco mais de 10 dias, após a Data Fifa. O Athletico, na quinta-feira, dia 17, visita o Corinthians, na Neo Química Arena. O Botafogo, no dia seguinte, volta ao Maracanã para enfrentar o Criciúma.

Botafogo abre o placar

O primeiro tempo começou com o Athletico pressionando o Botafogo. Com uma campanha fraca dentro de casa, o Furacão tentou complicar o líder nos primeiros minutos. Contudo, somente aos sete minutos que o time da casa chegou com certo perigo. Cuello conseguiu limpar a marcação pelo lado direito e cruzou a bola na área. Mastriani, livre de marcação, cabeceou mal e desperdiçou boa chance.

Dois minutos depois, o Athletico ensaiou mais um ataque perigoso, mas não chegou a ir ao gol de John. A defesa bloqueou antes a boa jogada de Canobbio. Foi então que o Botafogo construiu a sua primeira jogada de ataque. Depois de tocar a bola da defesa até o ataque, Marlon Freitas chegou pelo lado esquerdo e chutou para o gol, mas a defesa interceptou a bola no meio do caminho.

Aos 13 minutos, Savarino descolou passe para Igor Jesus abrir o placar. O camisa 10 botafoguense puxou o contra-ataque e colocou o camisa 99 de frente para Mycael, que saiu, mas não conseguiu pegar. Jesus tocou na saída do goleiro e marcou o primeiro gol do jogo, o primeiro do Botafogo. O gol botafoguense deixou o time da casa alguns minutos atordoados.

Mas minutos depois, o time treinado por Lucho González começou a marcar mais em cima da saída de bola do Alvinegro. Em um desses movimentos, surgiu a finalização de Gabriel, que passou perto do gol de John. Esquivel foi outro que chegou perto de cabeça. Entretanto, antes de terminar o primeiro tempo, Luiz Henrique aproveitou uma jogada parecida com do gol do jogo. Mas na hora de finalizar, mandou para fora. Assim, fim de primeiro tempo e vantagem para o líder.

Botafogo se segura

O segundo tempo começou com Esquivel antes do primeiro minuto finalizando por cima do gol de John. Depois disso, o que se viu foi o Botafogo disposto a decidir o jogo. Os primeiros minutos da etapa final teve o time treinado por Artur Jorge fazendo uma verdadeira blitz no time da casa. Os ataques começaram com o avanço das linhas alvinegras.

Aos cinco minutos, em jogada individual, Luiz Henrique invadiu a área e tocou na saída de Mycael, que fez uma grande defesa, evitando o primeiro gol da equipe do Furacão. Dois minutos depois, em uma jogada de ataque parecida, a bola ficou com Savarino. O camisa 10 chutou da entrada da área e obrigou Mycael a fazer outra grande defesa. O Furacão respondeu nos dois minutos seguintes. Julimar, de cabeça, finalizou para fora.

Alex Telles, de falta, assustou o arqueiro do Athletico ao cobrar na rede pelo lado de fora. O Athletico melhorou depois das mexidas do técnico Lucho González. Por isso, começou a levar mais perigo. João Cruz chutou perto do gol de John. Avançando as linhas, o time da casa se lançou ao ataque e por pouco não marcou com Mastriani. John fez boa defesa mais uma vez.

Contudo, na resposta, sempre perigosa, Savarino arriscou de fora da área e acertou a trave de Mycael, aos 27 minutos. O jogo, então, entrou em sua reta final no estilo “trocação franca”. Savarino, em mais um chute de fora da área, desta vez aos 32, assustou Mycael. O jogo foi para a sua reta final com volume de jogo do time da casa, mas sem contundência. O Alvinegro, então teve o trabalho facilitado com a fraca atuação dos mandantes. No fim, vitória botafoguense.