• Arrascaeta abre o placar no primeiro tempo, mas González empata
  • Partida teve dois tempos para cada equipe e resultado acabou justo
  • Empate atrapalha o Flamengo na luta pelo G4 do Brasileirão

Flamengo e Fluminense fizeram um clássico com dois tempos distintos na noite deste sábado, no Maracanã, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. As duas equipes ficaram no 1 a 1 em um jogo onde o Rubro-Negro comandou na primeira etapa, com bola na trave, defesa do Fábio e gol, enquanto do Tricolor, embalado pelo título da Copa Libertadores, levou vantagem na segunda etapa, com os mesmos ingredientes e o gol de Yony González.

O resultado ficou com o gosto amargo para o Rubro-Negro, que ficou com 57 pontos e perdeu a chance de encostar nos três primeiros colocados (Botafogo, Grêmio e Palmeiras). Além disso, na briga pela vaga na Copa Libertadores do ano que vem, o 1 a 1 também não foi dos melhores. Isso porque a equipe segue fora do G4, com um ponto a menos que o Red Bull Bragantino. O Fluminense, por sua vez, chegou aos 47 pontos e se manteve na oitava posição.

Os dois times voltam a campo pelo Brasileirão após a Data Fifa. O Flamengo encara o Red Bull Bragantino no próximo dia 23, em rodada adiada por conta da decisão da Libertadores, já que o Maracanã ficou fechado para sediar a partida final do torneio. Já o Fluminense, encara o Coritiba, no sábado (25/1), no Maracanã. Com o pensamento no Mundial de Clubes, o Tricolor já não almeja nada na competição nacional.

Primeiro tempo todo do Flamengo

O primeiro tempo começou com o Flamengo em cima do campeão da Libertadores. Nos primeiros minutos, o Fluminense não conseguiu trocar passes, já que a pressão imposta pelo Rubro-Negro, impedia os jogadores comandados por Fernando Diniz cadenciarem o jogo. Por isso, a primeira boa chance surgiu logo no primeiro minuto, com Cebolinha. A cabeçada após o cruzamento de Luiz Araújo foi para fora.

Não demorou muito para a chegada de Filipe Luís e, minutos depois, para Luiz Araújo criar situações de perigo para a defesa do Tricolor das Laranjeiras. Contudo, foi aos 15 minutos que o Flamengo tramou uma boa troca de passes e a bola parou no pé de Everton Cebolinha. O camisa 11 chutou e a bola bateu na trave de Fábio, que caiu e não achou nada.

O Fluminense acordou para o jogo apenas a partir dos 20 minutos. John Kennedy, Keno e Arias finalizaram um atrás do outro no mesmo lance, mas a bola bateu na defesa rubro-negra. Entretanto, o lance foi apenas um susto. Logo o Flamengo voltou a atacar e a exigir de Fábio duas defesas seguidas. A primeira, com Cebolinha, de dentro da área, logo em seguida, Filipe Luís chutou no rebote e a bola explodiu no peito do goleiro tricolor.

A partida se encaminhava para o intervalo, quando Erick Pulgar achou Arrascaeta na entrada da área. O uruguaio driblou o zagueiro Nino, que ficou no chão, e chutou cruzado para marcar o primeiro gol do jogo. O primeiro gol do Flamengo na partida. Com o resultado, os comandados de Tite estavam chegando à pontuação dos líderes do Brasileirão.

Fluminense comanda a segunda etapa

O segundo tempo foi completamente diferente do primeiro. Logo nos primeiros minutos, a mudança de posicionamento de André, que foi para a defesa, e Lima, que entrou no lugar de Marlon, já deu uma nova cara à equipe de Fernando Diniz. Com um a mais no meio-campo, o Tricolor começou a levar vantagem. Diogo Barbosa no lugar de Marcelo também deu mais vigor naquele lado do campo. Além disso, Yony González na frente, no lugar de Keno. Assim, os lances de perigo começaram a aparecer.

Logo aos sete minutos, o primeiro grande lance do jogo para o Tricolor: Arias fez ótima jogada pela direita e cruzou forte. Paulo Henrique Ganso fez o corta-luz e a bola chegou limpa para Yony González, que finalizou para fora do gol de Rossi. Sete minutos depois, Ganso apareceu novamente. Desta vez, o chute foi de fora da área para as mãos do goleiro do Flamengo.

Foi então que o time comandado por Fernando Diniz apertou o Flamengo mais uma vez e fez o gol de empate. Martinelli descolou um ótimo passe para Arias, que cabeceou para a área. Yony González se antecipou a Matheuzinho e dividiu com Rossi, antes de a bola entrar no gol. Era o gol de empate do Tricolor. Mais do que o resultado, a sensação de atrapalhar os planos do rival era o combustível para o torcedor tricolor.

Depois do gol, o técnico Tite ainda tentou mexer no time, mas não surtiu efeito. O Fluminense seguiu melhor no jogo e teve a chance de virar a partida. John Kennedy recebeu um bom lançamento. Fabrício Bruno não conseguiu cortar e o garoto chegou de frente para Rossi. Mas o camisa 9 chutou fraco, nas mãos do goleiro rubro-negro. Antes do fim, Gabigol e Nino acabaram expulsos e assim terminou o clássico.