• Leão faz gol de pênalti com Renato Kayzer no início do jogo: 1 a 0
  • Time cearense controla a pressão do rival e leva a melhor em casa
  • Fortaleza fica só a quatro pontos do líder Botafogo na classificação

O Fortaleza confirmou a boa fase e derrotou o São Paulo por 1 a 0, na noite deste sábado, na Arena Castelão, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em duelo pelo G4, o Leão marcou com Renato Kayzer, de pênalti, logo no começo da partida e alcançou a quinta vitória nos últimos seis jogos.

A equipe de Vojvoda se firmou entre os quatro primeiros e começou a ver o líder Botafogo mais de perto, a quatro pontos de distância. O Tricolor Paulista, de Luis Zubeldía, que escalou time misto pensando na Copa do Brasil, teve gol anulado, mandou bola na trave, mas não conseguiu empatar e ficou longe da disputa no topo da tabela.

Com o resultado, então, o Fortaleza se manteve no G4, ficando com os mesmos 36 pontos do Palmeiras (mas atrás no número de vitórias). O São Paulo, por outro lado, acumulou três jogos sem ganhar e terminou a rodada em sexto, com 32 pontos.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o Fortaleza inaugurou o marcador logo aos 4 minutos, a partir de um pênalti cometido por Igor Vinícius em Breno Lopes. Na cobrança, Renato Kayzer bateu no canto direito, deslocou Rafael e mandou a bola no fundo da rede: 1 a 0. O gol sofrido fez com que o São Paulo saísse para atacar e buscar o gol de empate.

A principal oportunidade foi no chute de Ferraresi de dentro da área, que João Ricardo defendeu. O Tricolor chegou a marcar com Calleri, mas o auxiliar flagrou posição de impedimento na origem da jogada. O Leão explorou o contra-ataque, principalmente com os pontas Breno Lopes e Marinho.

Na segunda etapa, o Tricolor paulista se lançou ao ataque e criou chances. As melhores foram em finalizações de Luiz Gustavo e Bobadilla, que acertaram a trave. O Fortaleza também mandou bola no poste com Hércules, em boa jogada dentro da área. Na reta final, Moisés chega marcar, em um contra-ataque, mas o árbitro anulou o segundo gol dos mandantes após intervenção do VAR, que flagrou um toque de cotovelo.

Próximos jogos

O São Paulo, portanto, volta a campo na terça-feira (dia 30), recebendo o Goiás pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. No Brasileirão, o Tricolor encara o Flamengo, no próximo sábado (3), no Morumbis. O Fortaleza, por sua vez, tem a semana inteira livre para treinar O Laion visita o Cruzeiro só no dia 5 de agosto, no Mineirão.