Espanha e Inglaterra são os países em que o campeonato nacional foi decidido mais vezes na rodada final nos últimos dez anos

O Campeonato Brasileiro 2023 chega à última rodada com o Palmeiras como virtual campeão, já que apenas resultados improváveis e uma enorme diferença de gols descontada daria o título a Atlético-MG ou Flamengo. Fato é que, de forma oficial, o campeão só será conhecido na última rodada. Nos últimos dez anos, o acontecimento é raríssimo nos gramados brasileiros. Na Europa, especialmente na Espanha e na Inglaterra, o fato se repetiu com mais frequência no mesmo período de tempo analisado.

O Campeonato Espanhol é o que mais teve decisões na rodada derradeira dentro do recorte, mas isso não significa que seja a liga mais disputada, já que o confronto envolveu sempre os mesmos três times. O Campeonato Inglês possui enorme competitividade, mas apresentou a mesma repetição de equipes nas vezes em que a decisão foi até o último jogo. O Brasileirão mostra grande alternância de times no topo, mas tem a corrida pelo título decidida na última rodada somente pela segunda vez em dez anos.

O levantamento exclusivo do sites-de-apostas.net mostra quantas vezes as ligas nacionais de Alemanha, Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Itália foram decididas na rodada final nos últimos dez rodadas. Veja abaixo:

Brasileirão – Duas vezes

2023

Disputa entre Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras.

2020

O Flamengo chegou à última rodada do Brasileirão 2020 dependendo apenas de si para ser campeão. No entanto, nem foi preciso vencer o seu jogo contra o São Paulo, no Morumbi. A derrota por 2 a 1 do time treinado por Rogério Ceni proporcionou o título, já que o Internacional, concorrente pela taça, não conseguiu sair do 0 a 0 contra o Corinthians, no Beira-Rio. Os rubro-negros terminaram apenas um ponto à frente dos colorados.

Premier League – Três vezes

2013/14

Manchester City e Liverpool fizeram o primeiro capítulo das decisões de título na última rodada do Campeonato Inglês. Nas últimas três rodadas, os Reds vacilaram a perderam cinco pontos, enquanto o City venceu as três restantes e ficou com a taça. Na última rodada, o time azul de Manchester bateu o West Ham e ficou com o troféu, por uma diferença de apenas dois pontos em relação ao Liverpool.

2018/19

O segundo embate direto pelo título da Premier League nas últimas dez temporadas entre Manchester City e Liverpool foi o primeiro entre os técnicos Pep Guardiola e Jürgen Klopp. O espanhol levou a melhor e sua equipe fez incríveis 98 pontos, contra 97 dos Reds. Na última rodada, o City de Agüero, Gündogan e Mahrez venceu o Brighton fora de casa por 4 a 1, enquanto o Liverpool também fez sua parte e triunfou contra o Wolverhampton por 2 a 0, com dois gols do senegalês Sadio Mané.

2021/22

No segundo confronto direto entre Guardiola e Klopp pelo título da Premier League, o alemão não levou a melhor por pouco: exatamente, por cinco minutos. O Aston Villa vencia o City por 2 a 0, no Etihad Stadium. Mas, dos 31 aos 36 minutos do segundo tempo, os citizens fizeram três gols e levaram o troféu mais uma vez. O Liverpool fez sua parte ao vencer o Wolverhampton por 3 a 1, mas ficou novamente um ponto atrás do rival (93 a 92).

Bundesliga – Duas vezes

2018/19

O Bayern de Munique não deu chance para o azar na possibilidade do Borussia Dortmund conquistar o Campeonato Alemão na última rodada da temporada 2018/19. Os aurinegros até fizeram sua parte ao vencer fora de casa o xará Mönchengladbach, por 2 a 0. No entanto, precisavam contar com um tropeço do Bayern contra o Eintracht Frankfurt em casa – o que não aconteceu. Os bávaros golearam por 5 a 1 e ficaram com o troféu na última rodada.

2022/23

O Borussia Dortmund teve uma grande oportunidade de interromper a supremacia do Bayern de Munique na Alemanha, mas desperdiçou a chance ao empatar com o Mainz em seu estádio na última rodada. O Bayern, por sua vez, venceu o Colônia fora de casa e ficou com o título pelo saldo de gols.

La Liga – Quatro vezes

2013/14

O Campeonato Espanhol da temporada 2013/14 teve roteiro impressionante: os dois times que brigavam pelo título, Atlético de Madri e Barcelona, se enfrentaram na última rodada, no Camp Nou. A vitória poderia dar o título aos donos da casa, mas o Atleti se superou e conseguiu arrancar um empate por 1 a 1, com gol marcado pelo uruguaio Diego Godín, que formava dupla de zaga com o brasileiro Miranda. Os colchoneros também contavam com o lateral-esquerdo Filipe Luís e o atacante Diego Costa, naturalizado espanhol.

2015/16

Barcelona e Real Madrid eram verdadeiras máquinas, cada um com seu trio de ataque fulminante: os catalães contavam com Messi, Suárez e Neymar, enquanto os merengues ostentavam com Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo na linha de frente. Cada equipe terminou com mais de 100 gols marcados (112-BAR x 110-MAD) e venceu os últimos cinco jogos do campeonato. O Real terminou um ponto atrás do Barça (91 a 90).

2016/17

No ano seguinte, o Real Madrid, treinado por Zinedine Zidane, conseguiu dar o troco. Os blancos venceram por três pontos de diferença e teriam que ter uma improvável derrota contra o Málaga na última rodada para perder a taça. A vitória por 2 a 0 fora de casa foi tranquila, com gols de Benzema e Cristiano Ronaldo.

2020/21

Comandado por Diego Simeone, o Atlético de Madri superou seu rival da capital espanhola e ficou com o troféu na última rodada ao bater o Valladolid, por 2 a 1 (o gol do título foi marcado por Luís Suárez). O Real Madrid fez sua parte e venceu o Villareal pelo mesmo placar, mas precisava de um tropeço dos Colchoneros para ser campeão. Foi a 11ª conquista do Atleti, que só fica atrás de Real e Barça em títulos de La Liga.

Ligue 1 – Uma vez

2020/21

Na temporada 2020/21, o Lille surpreendeu a todos ao bater o Paris Saint-Germain na Ligue 1. A equipe tinha o brasileiro Luiz Araújo, hoje no Flamengo, e era comandada por Christophe Galtier, que posteriormente viria a ser treinador do PSG. Sem precisar contar com um tropeço do clube parisiense, o Lille necessitava apenas de uma vitória simples contra o Angers, fora de casa, o que aconteceu.

Serie A – Uma vez

2021/22

Os rivais de Milão, Inter e Milan, decidiram o campeonato italiano na última rodada na temporada 2021/22. Ambos venceram seus jogos contra Sampdoria e Sassuolo, respectivamente, mas os rossoneros estavam dois pontos à frente e só precisavam de uma vitória simples para garantirem o título da Série A.

Ranking por campeonato – Título disputado na última rodada (de 2014 a 2023)

  • 1° Campeonato Espanhol – Quatro vezes
  • 2° Campeonato Inglês – Três vezes
  • 3° Campeonato Alemão – Duas vezes
  • 4° Campeonato Brasileiro – Duas vezes
  • 5° Campeonato Francês – Uma vez
  • 6° Campeonato Italiano – Uma vez