• Flaco López, que havia feito o primeiro gol, decide no fim para o Verdão
  • Luciano marca o gol de empate do Tricolor, mas acaba expulso no clássico
  • Choque-Rei acaba em confusão no campo e nos vestiários do Allianz Parque

Com gol no último, o Palmeiras venceu o São Paulo por 2 a 1, na tarde deste domingo, no Allianz Parque, pela 23ª rodada do Brasileirão. O Choque-Rei, aliás, ficou marcado por muita provocação, uso do VAR e confusão após o apito final. Jogando com titulares, o Verdão abriu o placar no começo do segundo tempo, no gol de Flaco López. O Tricolor, que usou um time alternativo, empatou minutos depois com Luciano. O time da casa marcou o segundo já nos acréscimos, quando Flaco López ganhou do goleiro Rafael pelo alto e cabeceou para o gol vazio.

Com o resultado, então, o Verdão chegou aos 41 pontos e seguiu no quarto lugar da tabela de classificação. Já o São Paulo permaneceu com 38 pontos e caiu para a sexta posição no Campeonato Brasileiro.

Como foi o primeiro tempo

Com time titular, o Palmeiras dominou a equipe reserva do São Paulo no primeiro tempo. O Verdão controlou a posse de bola e finalizou com perigo, principalmente de fora da área, mas parou nas defesas de Rafael. O Tricolor Paulista também foi perigoso nos contra-ataques que conseguiu encaixar e assustou em finalizações de André Silva, que Weverton defendeu, e de Patryck, que mandou bola rente à trave. Mesmo com as tentativas, nenhuma equipe balançou a rede na primeira etapa.

Como foi o segundo tempo

Logo aos 6 minutos do segundo tempo, Zé Rafael pegou o rebote da zaga são-paulina, Estêvão desviou no meio do caminho, e Flaco López mandou para o fundo da rede. O Auxiliar marcou impedimento na jogada, mas o VAR revisou o lance e confirmou a posição legal do atacante: 1 a 0 para o Palmeiras.

Depois disso, em lance preocupante, Patryck caiu de mau jeito no campo e ficou desacordado. Ele saiu do jogo de ambulância e foi levado ao hospital. Mesmo em choque com a situação do lateral, o São Paulo foi atrás do empate, aos 27 minutos. Ferraresi cruzou da ponta direita, André Silva dominou na primeira trave e tocou para trás. Luciano bateu rasteiro da meia-lua e mandou no cantinho esquerdo do gol para deixar tudo igual: 1 a 1. O atacante, então, comemorou provocando a torcida rival e chutando a bandeirinha de escanteio.

Aos 30, então, Lázaro recolocou o Verdão na frente, mas Raphael Claus anulou o gol após revisão no VAR por impedimento de Flaco López. O árbitro interpretou que o atacante atrapalhou a visão de Rafael. Nos longos acréscimos do clássico, Luciano recebeu o segundo cartão amarelo por falta em Felipe Anderson e acabou sendo expulso. No último lance do Choque-Rei, Rony cruzou da esquerda, o goleiro Rafael saiu muito mal do gol, e Flaco López subiu alto para cabecear no fundo da rede: 2 a 1.

Após o apito final, uma grande confusão se formou no gramado do Allianz Parque. A discussão entre os jogadores do Palmeiras e do São Paulo se iniciou no gramado e foi até o túnel de acesso aos vestiários das duas equipes.

Próximos jogos

Na próxima rodada, o Palmeiras jogará contra o Cuiabá no sábado (24 de agosto), às 18h30 (de Brasília), no Brinco de Ouro, em Campinas. Já o São Paulo recebe o Vitória no domingo (dia 25), às 18h30, no Morumbis.

Antes disso, os times jogam a partida de volta das oitavas de final da Libertadores. Na quarta-feira (21), o Palmeiras enfrenta o Botafogo, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, enquanto o São Paulo recebe o Nacional, do Uruguai, na quinta (22), às 19h, no Morumbis.