• Tiquinho Soares marcou o único gol do jogo
  • Equipes fizeram um grande jogo no Nilton Santos
  • Botafogo chega aos 36 pontos no campeonato

No encontro de líderes, deu Botafogo. Após todas as polêmicas, que começaram no ano passado, com o envolvimento do dono da SAF do Glorioso, John Textor, e da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, as duas equipes se encontraram pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. E como dito acima, o Botafogo venceu o jogo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Os dois times protagonizaram um dos grandes jogos do Brasileirão até o momento. Com chances claras de gols, defesas dos goleiros, além da disputa fora do campo entre os técnicos, ambos portugueses, que lideram a competição. Entretanto, o gol só saiu para um lado. No segundo tempo, após um contra-ataque puxado por Luiz Henrique, o camisa 7 cruzou para o meio da área e Tiquinho Soares chutou para o gol.

Pelo lado do Palmeiras, que ainda tentou uma reação e teve chances de conseguir, destaque para Flaco López, que se esforçou bastante, mas teve em seus pés as duas grandes oportunidades do Verdão no confronto. Nas duas parou em grandes defesas de John, o goleiro botafoguense. Destaque ainda para a estreia de Felipe Anderson, principal contratação dos paulistas.

Com a vitória, o Botafogo chegou aos 36 pontos e, portanto, abriu três de vantagem para o Palmeiras e quatro para o Flamengo. Este, o terceiro colocado, mas que não jogou na rodada. Na próxima partida, o Glorioso recebe o Inter, no sábado, no Nilton Santos. No mesmo dia, o Palmeiras recebe o Cruzeiro no Allianz Parque.

Equilíbrio no primeiro tempo

O primeiro tempo começou como todos os torcedores esperavam. Nível alto, com os dois times buscando o gol desde o primeiro minuto. Quem começou melhor foi o Botafogo, com Luiz Henrique logo aos dois minutos. O camisa 7 recebeu em condições de finalizar e mandou para fora, mas depois de a bola bater na defesa do Palmeiras Em seguida, na primeira finalização do Verdão, Flaco López tentou surpreender Jhon, mas o goleiro ficou tranquilo.

Então, antes dos 10 minutos, em mais uma jogada em velocidade do time treinado por Artur Jorge, Marlon Freitas exigiu uma ótima defesa de Weverton, a primeira do jogo. Assim, sempre com as jogadas em velocidade, explorando os dois pontas, o Glorioso chegou. Minutos depois, Weverton teve de fazer mais uma boa defesa em chute de Júnior Santos.

Aos 17 minutos, a melhor chance do Palmeiras no primeiro tempo: Marcos Rocha lançou Flaco López, que saiu na frente de Jhon e tentou chutar na saída do arqueiro botafoguense. Mas o goleiro fez uma grande defesa e salvou o time da casa de levar o primeiro gol do jogo. O lance animou o time paulista que passou a ocupar ainda mais o campo botafoguense.

Na parte final do primeiro tempo, o time da casa foi melhor e criou mais chances do que o adversário. Por pouco não saiu com um placar favorável no primeiro tempo. Contudo, a chance de Luiz Henrique explodiu no peito de Weverton. O goleiro do Verdão manteve o placar em 0 a 0 no Nilton Santos.

Tiquinho decide

O segundo tempo começou conforme o primeiro. Os dois times entraram da mesma forma, buscando o gol. E se no primeiro tempo Flaco López perdeu um gol de frente para Jhon, no segundo tempo foi a vez de Júnior Santos errar. Aos oito minutos, Suárez lançou o atacante. Ele invadiu a área e chutou forte, na saída de Weverton, mas o goleiro palmeirense fez uma bela defesa e salvou o time.

Embora tenha perdido uma grande chance, o Botafogo não sentiu o golpe e seguiu indo para cima. Foi então que saiu o primeiro gol: Marlon Freitas lançou Luiz Henrique pela direita, o camisa 7 partiu para cima de Murilo, fez o drible e cruzou para trás. Tiquinho Soares chegou batendo de primeira e abriu o placar. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Botafogo. Vale lembrar que Tiquinho Soares também havia marcado na última vitória sobre os paulistas.

O Palmeiras, através de Abel Ferreira começou a fazer algumas trocas. Entre elas, a entrada de Felipe Anderson, principal contratação do Verdão nesta janela de transferências, o meia entrou bem e ajudou a equipe a criar mais duas boas jogadas. Na primeira, Raphael Veiga fez boa cobrança de falta. Dois minutos depois, Piquerez chutou de fora da área e obrigou Jhon a fazer boa defesa.

Na parte final do confronto, Artur Jorge optou por segurar mais o resultado. Ou seja, chamou o Palmeiras para cima. Mas, muito embora o Verdão estivesse pressionando, o contra-ataque foi a forma de agredir o adversário. Nessa jogada, o Botafogo chegou duas vezes com perigo e desperdiçou a chance de matar o jogo. Portanto, fim de jogo e vitória do Botafogo no Nilton Santos.