• Ceará marcou com Recalde no segundo tempo e venceu
  • Brusque ainda teve chances de empatar, mas não conseguiu
  • Ceará chega aos 45 pontos e está a apenas um do Mirassol

O Ceará venceu o Brusque por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Vozão controlou as principais ações ofensivas do jogo durante quase todo os 90 minutos. O Brusque procurou os contra-ataques, mas não teve êxito. Mesmo assim, os catarinenses tiveram chances de empatar o jogo, mas apenas depois de levar o gol.

Recalde fez o único tento do jogo depois de algumas tentativas. Aos 17 minutos do segundo tempo, Erick Pulga fez a jogada e chutou cruzado. O goleiro deu rebote e Recalde colocou para o fundo das redes. Como dito acima, o Brusque ainda buscou o empate, mas parou na falta de inspiração dos jogadores de frente.

Com a vitória, o Ceará voltou a ficar perto do G-4, do Brasileirão da Série B, com 45 ponto, ou seja, um a menos do que o Mirassol, o primeiro do grupo dos quatro que ganham o acesso à primeira divisão. Já o Brusque, tem 29 e abre a zona de rebaixamento, na 17ª posição na tabela. Os dois times voltam a campo em dias diferentes. O Brusque visita o Avaí na sexta. Na segunda, é a vez do Ceará visitar o Sport, na Arena Pernambuco.

Primeiro tempo truncado

O primeiro tempo começou com o Ceará em cima do Brusque. Logo nos primeiros minutos, o Vovô chegou com perigo pelo lado esquerdo. Erick Pulga fez a jogada de contra-ataque e depois de a bola bater no zagueiro, sobrou para o atacante finalizar para fora do gol. A resposta veio logo em seguida, com Diego Mathias, que chutou forte, aos cinco minutos, e Bruno Ferreira fez a defesa.

Os primeiros movimentos do jogo deixaram as equipes atentas ao setor defensivo. Isso porque após as chances criadas com cinco minutos, os dois times concentraram o jogo no meio de campo. A partir daí a partida ficou mais faltosa e com poucas chances de gol. As jogadas construídas ficavam no máximo na entrada da área.

Somente aos 26 minutos que o Ceará voltou a oferecer perigo à defesa da equipe catarinense. Saulo Mineiro avançou em velocidade na área e cruzou rasteiro para Erick Pulga. O camisa 16 chega no lance, mas a bola quica e bate na canela do atacante, que perde o gol. Foi a melhor chance do Vovô na primeira etapa de jogo.

O Ceará, então, passou a mandar no jogo novamente. Com as linhas mais altas, o time treinado por Léo Condé dominou as ações e quase abriu o placar em uma cabeçada de Aylon. Matheus Nogueira fez grande defesa e colocou a bola para escanteio. Por fim, sem gols na primeira etapa e as equipes foram para o intervalo com igualdade no placar.

Ceará busca o gol

O segundo tempo começou com o Ceará em cima do adversário. Em busca do gol, o Vovô adiantou as linhas e, assim como no primeiro tempo, buscou abrir o placar nos primeiros minutos. Mas a forte marcação dos catarinenses não permitiram o início de uma pressão. Quem chegou primeiro com perigo foi o Brusque. Depois de armar um contra-ataque, o Brusque arrumou uma falta na entrada da área. Diego Mathias cobrou na rede pelo lado de fora.

Depois da falta com perigo, o Ceará voltou a dominar a partida e colocar a bola no chão. O goleiro Matheus do Brusque trabalhou mais uma vez, mas sem maiores problemas. Foi então que a equipe catarinense se fechou e deixou o jogo mais truncado. O Ceará de Léo Condé tinha muitas dificuldades de penetrar na defesa do time treinado por Marcelo Cabo.

Assim, com dificuldade mesmo, o Ceará abriu o placar. Aos 17 minutos, a jogada começou pelo lado esquerdo com Erick Pulga e chegou na área. Matheus Nogueira fez a defesa parcial e Recalde, com o gol praticamente vazio, completou para o gol. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Ceará. Com o resultado, o Vozão estava colando no G-4 do Brasileirão.

O gol colocou o Brusque para cima do Ceará. De forma equivocada, a equipe da casa acabou recuando, o que facilitou uma certa pressão em cima do Ceará no fim do jogo. Aos 29 minutos, a principal chance de empate dos catarinenses: Após cruzamento de Moccelin, Rodrigo Polleto ajeitou e Jhan Torres mandou para fora. Jhan e Osman tiveram as últimas chances de empate. Mas ficou no 1 a 0 para o Vozão.