• Saulo Mineiro, de pênalti, deu a vitória ao Vovô no Castelão
  • Derrota interrompeu série invicta do Novorizontino de 12 jogos
  • Ceará vai aos 35 pontos, na quinta posição; Tigre segue líder

O Ceará venceu o Novorizontino por 1 a 0 na noite desta segunda-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Em um jogo com pouca inspiração dos dois times, valeu pelo esforço e determinação do time da casa. Isso porque, embora com pouca técnica, não deixou de acreditar na vitória e acabou premiado com um gol no fim.

Dudu cometeu o pênalti depois dos 40 minutos do segundo tempo. Foi então que Saulo Mineiro pegou a bola para cobrar e deu a vitória ao Vozão. A derrota para o Novorizontino determinou o fim de uma ótima sequência da equipe paulista na competição. Foram 12 jogos sem perder, o que levou o Tigre para a liderança da competição. Mesmo com a derrota, a equipe treinada por Eduardo Baptista segue na ponta da tabela, com 40 pontos.

Vale lembrar que tanto Santos como Mirassol, concorrentes diretos pela liderança da Série B, empataram os seus jogos. Já o Ceará de Léo Condé, campeão com o Vitória na Série B do ano passado, conquistou os três pontos e subiu na tabela. Com 35 pontos, o Vozão agora é o quinto colocado e colou no G4. Na próxima rodada, o Novorizontino encara o Vila Nova, no Jorjão, em Novo Horizonte, no sábado. No dia seguinte, o Ceará visita o Amazonas, no estádio Carlos Zamith, em Manaus.

Primeiro tempo fraco

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente. Os times não tiveram muita inspiração no jogo, principalmente no ataque. O Novorizontino praticamente não atacou e se limitou a ficar se defendendo. Já o time da casa, tentou colocar a bola no chão para jogar. Mas com o adversário mantendo o jogo no meio-campo, a partida ficou disputada e truncada. Os times cometeram muitas faltas e deixaram a desejar.

Na parte final, porém, o Ceará subiu as suas linhas e passou a pressionar o adversário. A primeira boa jogada da partida aconteceu aos 38 minutos do segundo tempo, com Erick Pulga. O atacante, destaque do time na competição, recebeu a bola, cortou para o meio e chutou forte. A bola bateu na trave de Jordi. Nos acréscimos, mais uma bola na trave. Desta vez, Aylon recebeu cruzamento e cabeceou na trave, com desvio de Jordi. Portanto, o Ceará quase saiu em vantagem no primeiro tempo.

Saulo Mineiro dá a vitória ao Vozão

O segundo tempo começou bastante movimentado. Isso porque os dois times começaram a tentar atacar e construir jogadas de perigo, algo que não ocorreu na etapa inicial. Logo nos primeiros minutos, Saulo Mineiro tentou após dar uma escapada. Mas bateu fraco na bola e Jordi ficou com ela sem maiores problemas. A resposta veio com Igor Formiga, que soltou a bomba em uma falta e isolou. Assim, o jogo voltou a ficar brigado e com faltas mais ríspidas.

Conforme o tempo foi passando, as discussões em cada lance marcado pela arbitragem ia aumentando. Foi então que aos 39 minutos do segundo tempo, o VAR chamou o árbitro para analisar um possível toque de mão de Dudu dentro da área. Depois da checagem, o árbitro marcou a penalidade máxima. Saulo Mineiro foi para a bola e cobrou deslocando o goleiro Jordi. Fim de jogo e vitória do Vozão.