Desde já, vamos falar da semifinal entre Chelsea e Al Hilal pelo Mundial de Clubes da Fifa, em Abu Dhabi. Afinal, o time inglês venceu por 1 a 0, gol de Lukaku. Além disso, a partida teve dois tempos muito diferentes. No primeiro, domínio completo do campeão europeu, mas com ritmo baixo e alguns sustos na etapa final.

Agora, o Chelsea vai enfrentar o Palmeiras na final, no sábado (dia 12/02), também no estádio Mohammed Bin Zayed, às 13h30. O Al Hilal vai disputar o terceiro lugar com o Al Ahly, do Egito, às 10h, no estádio Al Nahyan. Assim, dez anos depois de perder a final para o Corinthians, o time inglês voltará à decisão.

– Palmeiras é grande pra caramba. Tive a felicidade de enfrentar e sei da força da equipe e da torcida. Lembro bem do antigo Palestra, a torcida me impactou. A presença deles aqui faz o Palmeiras ser muito mais forte. Não tem favorito – disse Thiago Silva, do Chelsea, à Band.

Vale lembrar que Lukaku não marcava há cinco jogos pelo Chelsea. O último gol do belga tinha sido no dia 8 de janeiro, contra o Chesterfield, pela Copa da Inglaterra. O artilheiro soma agora nove gols em 26 jogos na temporada.

Confira a tabela do Mundial de Clubes:

  • Al Jazira 4 x 1 Auckland City (03/02) – Estádio Mohammed bin Zayed
  • Monterrey 0 x 1 Al Ahly (05/02) – Estádio Al Nahyan
  • Al Hilal 6 x 1 Al Jazira (06/02) – Estádio Mohammed bin Zayed
  • Palmeiras 2 x 0 Al Ahly (08/02) – Estádio Al Nahyan
  • Chelsea 1 x 0 Al Hilal (09/02) – Estádio Mohammed bin Zayed
  • Monterrey x Al Jazira (10/02, às 10h30) – Estádio Al Nahyan
  • Al Hilal x Al Ahly (12/02, às 10h) – Estádio Al Nahyan
  • Chelsea x Palmeiras (12/02, às 13h30) – Estádio Mohammed bin Zayed

Chelsea domina o primeiro tempo, faz gol e sofre na etapa final

Acima de tudo, o primeiro tempo começou com domínio inglês. Ou seja, o Chelsea sofreu pouco, teve 62% de posse de bola e criou ao menos dez finalizações. O campeão europeu passou a entrar na área o tempo todo, criando principalmente pelos lados. Ziyech por pouco não marcou o primeiro em chute de canhota. Depois, Lukaku furou uma bola cruzada dentro da pequena área e desperdiçou ótima chance. 

Então, o gol saiu só aos 31 minutos, após a insistência de Havertz pela esquerda. Ele levantou na área e Al Shahrani falhou na hora de fazer o corte. A bola sobrou limpa para Lukaku finalizar na pequena área, sem chances para o goleiro Al Mayouf. O centroavante dos Blues não perdoou e fez 1 a 0 no placar. 

Já no segundo tempo, a equipe da Arábia Saudita conseguiu equilibrar o jogo, ficar com a bola e pressionar mais. Aos 17, o brasileiro Matheus Pereira achou Marega nas costas da zaga e o atacante bateu em cima de Kepa. Cinco minutos depois, Kanno finalizou da entrada da área e obrigou o goleiro a fazer grande defesa.

Aos 24, Matheus bateu de canhota após erro de Thiago Silva e levou perigo. A pressão saudita seguiu, enquanto o Chelsea diminuiu o ritmo. Aos 28, Jang Hyun-Soo desviou de cabeça no escanteio e a bola passou muito perto do gol. O Chelsea teve sua primeira grande jogada perigosa aos 34 minutos.

Em contra-ataque, Lukaku invadiu a área e tocou para trás. Mount chegou batendo, mas a bola desviou em Kanno. Por fim, aos 45, a última chance: Azpilicueta chegou pela direita e cruzou rasteiro, mas Al Mayouf travou o passe. A partir daí, foi esperar o tempo passar e garantir a classificação para a grande final!


Thiago Silva elogia o Palmeiras e fala da expectativa para final

Após a partida, o zagueiro Thiago Silva passou na zona mista e analisou a vitória do Chelsea sobre o Ah Hilal. O brasileiro comentou sobre a dificuldade do time inglês para sair de campo com a vitória nesta quarta.

– Acho que o primeiro tempo que nós fizemos foi muito bom, controlamos praticamente o jogo todo. Poderíamos ter feito 2 a 0, 3 a 0. No segundo, ganhando por só 1 a 0, diferença pequena, fica um jogo muito próximo, muito perigoso. Não sabíamos se atacávamos ou ficávamos com a bola. E quando perdíamos, tomamos pressão. Foi realmente difícil, mas o mais importante hoje era vencer – declarou.

Então, o zagueiro do Chelsea comentou o fato de o campeão europeu estar novamente numa decisão de Mundial. No atual formato do torneio, só três times brasileiros foram campeões: São Paulo (2005), Internacional (2006) e Corinthians (2012) em cima do Chelsea. Nas outras edições, o time europeu ganhou.

– Sabemos da responsabilidade que é jogar essa competição. Eu, como bom brasileiro, tenho procurado motivar a minha equipe. Mas a motivação tem que vir de dentro de cada um. E o Chelsea tem motivação de sobra para conquistar esse campeonato – disse.

Por fim, Thiago Silva falou da expectativa para a final contra o Palmeiras. O zagueiro elogiou a equipe alviverde e destacou o trabalho do técnico Abel Ferreira na montagem do time.

– A gente ainda não estudou o Palmeiras. Todo mundo falava em Palmeiras e Chelsea, mas não pensavam nas semifinais. Foram jogos difíceis, principalmente o nosso. Agora é descansar, sabemos que vamos enfrentar uma pedreira. O Abel (Ferreira) tem uma equipe super qualificada e na mão, conhece todos os jogadores. Vamos procurar fazer um jogo de alto nível – afirmou o defensor.