• Chinesas conquistam três pontos e disputam vaga nas oitavas
  • Asiáticas superam expulsão na primeira etapa par vencer
  • Haiti perde a segunda e vai para a última rodada com chance

A China venceu com dificuldades a seleção do Haiti por 1 a 0 na manhã desta sexta-feira, em Adelaide, na Austrália, em partida que fechou a segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo Feminina de 2023. A partida se mostrou complicada para a seleção asiática desde o início do jogo e ficou pior ainda quando Rui Zhang acabou expulsa ainda no primeiro tempo.

Shuang Wang precisou do VAR para marcar o gol da vitória da China cobrando uma penalidade máxima no segundo tempo. Aliás, o recurso do árbitro de vídeo trabalhou nesta partida. Além do pênalti para a China, a ferramenta foi utilizada para descartar um pênalti para o Haiti.

Então, com a vitória, a China somou os seus primeiros três pontos. As meninas agora encaram a Dinamarca, que tem quatro, por uma vaga nas oitavas. O Haiti, mesmo com duas derrotas, ainda tem chances remotas de classificação. As caribenhas pegam a líder Inglaterra, que tem seis pontos.

Baixo nível técnico no primeiro tempo

O primeiro tempo deixou muito a desejar na parte técnica. As duas seleções se mostraram nervosas e isso culminou com vários erros de fundamento. Embora precisando da vitória. China e Haiti não conseguiram levar emoção em nenhum lance de perigo nos primeiros 45 minutos. As arqueiras também não trabalharam, o que desagradou os torcedores em Adelaide.

A parte final da primeira etapa ocorreu os primeiros lances de emoção. O primeiro, foi a expulsão de Rui Zhang, que entrou de sola na adversária na altura do joelho. Então, depois da revisão do VAR, a jogadora deixou o capo e a sua equipe com dez jogadoras. Logo depois, Mondésir abriu o placar, mas em impedimento, a arbitragem assinalou o lance irregular.

Pequena melhora e gol

O segundo tempo começou um pouco melhor para as duas equipes. Mais ainda para o Haiti, que ameaçou uma pressão nas asiáticas nos primeiros minutos. E isso quase deu certo. Dumornay, aos sete minutos, recebeu a bola dentro da área. Então, na finalização, a jogadora parou na arqueira Yu Zhu. Com as linhas mais altas, o Haiti pressionou, mas lance de perigo foi apenas esse.

O castigo para as caribenhas chegou aos 27 minutos, quando Linyan Zhang caiu na área. O VAR analisou o lance e assinalou o pênalti para a China. Shuang Wang deslocou a goleira e abriu o placar. O gol deu tranquilidade às chinesas. Mas para as haitianas significou mais nervosismo e afobação. Os minutos passaram e o desânimo foi determinante. Fim de jogo e vitória da China.