• Medida teve sua implementação antes por causa da pandemia
  • Entre as mudanças, os técnicos podem ter 15 atletas no banco
  • Fifa definirá se haverá aumento de 26 convocados para a Copa

Primeiramente, em reunião realizada em Doha, no Catar, a International Football Association Board (IFAB) aprovou nesta segunda-feira que as cinco substituições permaneçam de forma definitiva no esporte. Vale destacar que a medida tinha sido temporariamente implementada por causa da pandemia de Covid-19.

Além disso, a associação que regula as regras do futebol também definiu que os treinadores poderão contar com até 15 atletas no banco de reservas a partir do dia 1 de julho. Atualmente, só 12 atletas poderiam servir como opções para entrar no decorrer de um jogo por uma equipe.

Durante o encontro anual, a Fifa também atualizou sobre a utilização do VAR Light. Ou seja, esta é uma tecnologia que deve ajudar os árbitros das partidas a determinar situações de impedimento de forma mais rápida e precisa.

Além disso, a restrição de três janelas para substituições, além do intervalo do jogo, continua valendo. Com as mudanças aprovadas, agora caberá à Fifa decidir se haverá o aumento para 26 convocados em cada seleção na Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Então, a nova determinação teve adesão depois de estudo realizado pela Fifa. Também pesou para a decisão a boa aceitação de treinadores no congresso realizado em Doha, antes do sorteio da Copa. Nesta segunda, os membros da IFAB se reuniram novamente em Doha e aprovaram as modificações.

Vale destacar que técnico Tite é favorável e espera que a Fifa aprove o limite de 26 convocados para a Copa do Mundo. Ou seja, o treinador da seleção brasileira planeja levar, caso haja mais três jogadores, apenas atletas para a linha de frente (pelo menos dois atacantes).