• Luis Díaz, Davinson Sánchez e Córdoba marcam os gols da vitória por 3 a 0
  • Colombianos chegam aos 6 pontos e pegam o Brasil para garantir liderança
  • Com a derrota na segunda rodada, costarriquenhos estão quase eliminados

A Colômbia confirmou o favoritismo, impôs seu jogo, criou chances e foi efetiva para superar a retranca da Costa Rica. Dessa forma, a seleção comandada por Néstor Lorenzo venceu por 3 a 0, nesta sexta-feira, e se classificou para as quartas de final da Copa América. Com gols de Luis Díaz, Davinson Sánchez e Córdoba, os colombianos assumiram a liderança isolada do Grupo D.

Com o resultado, então, a Colômbia manteve os 100% de aproveitamento e se garantiu na próxima fase com 6 pontos. Tendo apenas 1 ponto, a Costa Rica está virtualmente eliminada da Copa América.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, a Colômbia mostrou superioridade desde o início do jogo. Ainda assim, do mesmo modo que o Brasil, a equipe colombiana encontrou dificuldades para criar oportunidades claras de gol. A Costa Rica novamente tentou se fechar na defesa para explorar o contra-ataque.

Desta vez, porém, o plano acabou sendo prejudicado pelo pênalti cometido pelo goleiro Sequeira em Córdoba. Aos 30 minutos, Luis Díaz bateu no ângulo esquerdo alto de Sequeira, que caiu para o outro lado: 1 a 0.

Na etapa final, a Costa Rica teve uma melhora nos primeiros dez minutos, mas levou dois gols quase em sequência. Aos 14 minutos, Arias cobrou escanteio da esquerda para dentro da área, e Sanchez subiu mais alto que todos para cabecear no cantinho esquerdo do goleiro: 2 a 0.

Três minutos depois, a Colômbia ampliou. Após troca de passes desde a defesa, Sanchez toca para James Rodríguez, que dá lançamento longo perfeito para Córdoba. O camisa 24 acelerou e bateu cruzado para fazer 3 a 0 e dar números finais ao placar.

Na última rodada da fase de grupos, a Colômbia terá pela frente o Brasil, na terça-feira (dia 2 de julho), às 22h (de Brasília). No mesmo dia e horário, então, a Costa Rica enfrentará o Paraguai. Ainda nesta sexta, às 22h, a seleção brasileira vai jogar contra o Paraguai, pela segunda rodada do Grupo D.