• Catalina Usme marcou o gol da vitória das colombianas
  • Equipe se classificou pela primeira vez em sua história
  • Colômbia encara a Inglaterra no próximo Sábado

A Colômbia continua fazendo história. As meninas sul-americanas venceram a Jamaica por 1 a 0, na manhã desta terça-feira, no Estádio Retangular, em Melbourne, na Austrália, pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina, na Austrália e Nova Zelândia. Em um jogo muito equilibrado, brilhou a estrela de Catalina Usme, a capitã do time colombiano, que decidiu o jogo no segundo tempo.

Com a vitória, a Colômbia continua com o seu sonho vivo de chegar a uma decisão de Copa do Mundo. Sem o Brasil, é a esperança sul-americana na principal competição entre seleções do planeta. Então, no próximo sábado o compromisso será contra as campeãs da Europa e uma das grandes favoritas ao troféu, Inglaterra. Ou seja, mais um grande desafio para escrever ainda mais um capítulo desse sonho.

Primeiro tempo com pouca emoção

O primeiro tempo começou com as duas equipes se estudando e escolhendo a melhor estratégia para começar a atacar. Com isso, o jogo ficou concentrado no meio-campo e poucas chances foram criadas nos primeiros minutos de jogo. Muita bola longa, e pouca construção de jogadas com a bola no chão. Assim, o jogo seguiu com as duas surpresas nesta oitavas de final da Copa do Mundo.

Então, o primeiro lance de finalização em gol saiu apenas aos 17 minutos, quando Ospina conseguiu chutar, mesmo travada. A bola chegou na arqueira Spencer, que pegou sem maiores problemas. Depois disso, o jogo ficou truncado, com algumas faltas, até ríspidas. Mas sempre com lealdade. Foi então que Spencer trabalhou mais uma vez ao cortar um cruzamento. Carabalí foi a última a tentar a finalização, mas a bola foi para fora.

Colômbia fura a retranca da Jamaica

O segundo tempo mal havia começado e a Colômbia, enfim, conseguiu furar a defesa da Jamaica. Não demorou muito para sair o gol colombiano. Ana Guzman fez um lindo lançamento para Catalina Usme. A atleta dominou a bola, e tocou na saída de Spencer, que nada pôde fazer. Era o gol da Colômbia. Restou a Jamaica ter que sair para tentar o empate. Contudo, iria abrir a defesa.

Foi então que as meninas colombianas sofreram o primeiro ataque com perigo. Depois de um cruzamento na área, houve um desvio de cabeça, a bola bateu na trave e logo depois, a defesa da Colômbia afastou o perigo em cima da linha. Era a chance do empate jamaicano, pela primeira vez no jogo. Após esse lance, o jogo voltou a ficar truncado, como no primeiro tempo.

Por fim, a Jamaica ainda teve uma chance de empatar a partida. Depois de um levantamento na área, Drew Spence testou firme e a bola passou raspando a trave direita de Pérez. Contudo, a última chance foi da Colômbia. Santos  recebeu a bola após um cruzamento na área, finalizou de cabeça e carimbou a trave de Spencer. Assim, veio o apito final e a classificação das colombianas.