• Zagueiro do São Paulo se recuperou de lesão e jogará no Mundial
  • Pivô de polêmica na Fifa, o lateral Byron Castillo está fora da lista
  • Jogador sofreu lesão no tornozelo em amistoso no último sábado

Antes de tudo, vamos falar sobre o Equador, último país a anunciar os jogadores convocados para a Copa do Mundo de 2022. O técnico argentino Gustavo Alfaro, enfim, divulgou a lista final com os 26 nomes que irão defender a seleção no Mundial do Catar.

A ausência do lateral-direito Byron Castillo, pivô de polêmica na Fifa que quase deixou o Equador fora da Copa, foi a principal mudança da lista equatoriana. O corte, entretanto, se dá por motivos físicos. Afinal, o jogador lesionou gravemente o tornozelo, no empate em 0 a 0 em amistoso do Equador com o Iraque, no último sábado.

Caso Byron Castillo quase tirou o Equador da Copa

Vale lembrar que o caso envolvendo Byron estava sob julgamento no Tribunal Arbitral do Esporte depois de o Chile fazer uma denúncia. Ou seja, os chilenos poderiam herdar a vaga em uma eventual desclassificação da seleção equatoriana.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, o Chile acusou o Equador de escalar Byron Castillo de forma irregular em oito partidas das Eliminatórias. Os chilenos alegam que Castillo nasceu na Colômbia em 1995 e não no Equador em 1998. Contudo, o TAS não puniu o jogador. As sanções ficaram só com a seleção equatoriana, que perdeu três pontos nas Eliminatórias para a Copa de 2026.

Por outro lado, a maior surpresa da lista foi a convocação do zagueiro Arboleda. Isso porque o jogador do São Paulo passou por cirurgia em junho para corrigir lesão no tornozelo esquerdo. O defensor se recuperou mais rápido do que o esperado e voltou a jogar só no jogo do último fim de semana.

Veja, então, a lista de convocados do Equador:

  • Goleiros: Alexander Domínguez (Liga de Quito), Hernán Galíndez (Aucas) e Moisés Ramírez (Independiente del Valle);
  • Defensores: Piero Hincapié (Bayer Leverkusen), Félix Torres (Santos Laguna), Robert Arboleda (São Paulo), Xavier Arreaga (Seattle Sounders), Jackson Porozo (Troyes), Angelo Preciado (Genk), Pervis Estupiñán (Brighton), William Pacho (Royal Antwerp) e Diego Palacios (LAFC);
  • Meias: Moisés Caicedo (Brighton), Carlos Gruezo (Augsburgo), Jhegson Méndez (LAFC), Alan Franco (Talleres), José Cifuentes (LAFC), Ángel Mena (León), Gonzalo Plata (Valladolid), Jeremy Sarmiento (Brighton), Romario Ibarra (Pachuca) e Ayrton Preciado (Santos);
  • Atacantes: Énner Valencia (Fenerbahçe), Michael Estrada (Cruz Azul), Djorkaeff Reasco (Newell’s Old Boys) e Kevin Rodríguez (Imbabura).

Equador fará a abertura da Copa no domingo

A La Tri fará a abertura do Mundial de 2022, contra o anfitrião Catar, no próximo domingo, às 13h (horário de Brasília), no estádio Al Bayt. Pela chave A, o Equador ainda enfrentará a Holanda, no dia 25 de novembro, e encerra a fase de grupos contra Senegal, no dia 29.

Portanto, a seleção equatoriana vai disputar a sua quarta Copa do Mundo na história. Em 2002 e 2014, a equipe sul-americana saiu na primeira fase, além de ter chegado às oitavas de final no Mundial de 2006.