• Argentino marcou os dois gols no fim do primeiro tempo
  • Corinthians abriu o placar com Romero no início do jogo
  • Timão agora vira a chave para a semifinal da Sul-Americana

O São Paulo venceu o Corinthians por 2 a 1, de virada, na noite deste sábado, no Morumbi, na capital paulista, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O Corinthians até começou melhor e pressionando na estreia de Mano Menezes. Embora o treinador não estivesse à beira do campo. Mas aos poucos o São Paulo tomou conta da partida para não deixar mais escapar.

Romero abriu o placar no início do jogo. Entretanto, Calleri marcou duas vezes antes do fim da primeira etapa e virou o jogo para o campeão da Copa do Brasil de 2023. Com a vitória, o Tricolor do Morumbi chegou aos 34 pontos e estacionou na 10ª posição na tabela. O Corinthians, por sua vez, tem 30 e está na 12ª colocação. O Timão agora vira a página e foca na partida de volta pelas semifinais da Copa Sul-Americana, contra o Fortaleza, nesta terça, na Arena Castelão, Já o São Paulo, tem compromisso no próximo fim de semana, quando encara o Vasco, em São Januário.

Primeiro tempo movimentado

O primeiro tempo do clássico começou a todo vapor. Logo no primeiro minuto, o Corinthians pressionou e chegou ao primeiro gol. Romero, que começou como titular na primeira escalação de Mano Menezes como técnico do time, arriscou de fora da área e pegou bem na bola. Ela entrou no canto esquerdo de Rafael, que não teve chance de pegar a finalização. Era o primeiro gol dos visitantes.

A primeira finalização do São Paulo só saiu no minuto de número sete. Depois de uma cobrança de escanteio, Beraldo subiu mais do que todo mundo, mas cabeceou sobre o gol de Cássio. Entretanto, nos primeiros minutos, o Timão mostrou uma disposição que não estava acontecendo sob comando de Vanderlei Luxemburgo. Depois de mais uma roubada de bola, Felipe Augusto avançou e chutou no gol, mas Rafael pegou bem.

Aos poucos o São Paulo, mais bem organizado, foi superando o adversário nas jogadas, principalmente as ofensivas. Os lances de perigo começaram a aparecer aos poucos. Wellington Rato e Lucas começaram também a aparecer na partida. Pablo Maia exigiu ótima defesa de Cássio. Assim, depois disso, não demorou para sair o gol de empate.

Entretanto, o gol de empate saiu depois de uma jogada de escanteio. Nestor ficou com a sobra e chutou para o gol. Calleri desviou e tirou Cássio da jogada, Era o gol de empate do São Paulo no Morumbi. Minutos depois, mais um do São Paulo, mais um do Calleri. O argentino começou a jogada fazendo o pivô. Alisson cruzou e Pablo maia fez o corta-luz. Calleri, livre ficou de frente para Cássio e fez o segundo. Um bonito gol do São Paulo.

Segundo tempo tranquilo para o São Paulo

Os primeiros minutos do segundo tempo foi morno. Os dois times demoraram para acordar. Nos primeiros 10 minutos, cada um fez uma finalização. Filipe Augusto finalizou de cabeça para o Corinthians, mas sem perigo ao goleiro Rafael. Aos 10, foi a vez de Lucas Moura, que arrancou do meio-campo, chegou na entrada da área e finalizou forte. Cássio foi no canto direito para espalmar e colocar para escanteio.

Calleri apareceu novamente aos 12 minutos da segunda etapa. O argentino aproveitou um escanteio cobrado por Wellington Rato e mandou muito próximo do travessão de Cássio. Essa levou perigo mais uma vez. Três minutos depois foi Pablo Maia que arriscou uma finalização nas mãos de Cássio, Assim, o São Paulo mesmo vencendo o jogo, seguia melhor e mais organizado do que o Timão.

Os lances de perigo começaram a sair em grande escala. A cada minuto o São Paulo chegava com perigo ao gol de Cássio. Como nos chutes de Calleri e de Alisson, aos 19 e 20 minutos, Nas duas finalizações, Cássio fez defesas difíceis. O jogo estava nas mãos do campeão da Copa do Brasil. Organizado, em boa fase, o Tricolor desfilava de forma tranquila no gramado do Morumbi.

Por fim, Pablo Maia voltou a arriscar um chute de longe, mas dessa vez foi para fora. Então, o Corinthians, sem muita força, foi obrigado a ver o seu adversário tocar a bola esperando o fim do jogo. A última chance do jogo foi do Tricolor do Morumbi, com Wellington, que recebeu cruzamento e de frente para Cássio mandou para fora. O goleiro corintiano cobrou o time, mas já era tarde.