• Meia palmeirense marcou duas vezes de pênalti em Campinas
  • Atlético-MG esteve com alguns reservas em campo e deu trabalho
  • Palmeiras chegou aos 56 pontos e assumiu a liderança do Brasileirão

O Palmeiras venceu o Atlético-MG por 2 a 1 na noite deste sábado, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, interior de São Paulo, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em um jogo em que o Palmeiras teve muitas dificuldades com um time misto do Galo, dois pênaltis a favor do Verdão decidiram o duelo. A equipe paulista mostrou estar mais descansada e isso foi um fator decisivo no jogo.

Raphael Veiga marcou duas vezes nas cobranças de pênalti. No primeiro, após Igor Gomes derrubar Maurício dentro da área. O lance gerou muita reclamação, mas foi validado pelo árbitro. Veiga voltou a marcar depois que Rubens fez falta em Dudu pela direita. Foi o gol da vitória. Naquela altura, Hulk já tinha feito o seu gol cobrando falta com perfeição.

Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 56 pontos e, portanto, igualou o Botafogo na tabela. Os paulistas levam vantagem nos critérios de desempate e aparecem em primeiro. Mas terão de esperar a rodada terminar para saber se a ponta se mantém. O Glorioso entra em campo para encarar o Grêmio, em Brasília. Já o Galo, sem pretensões maiores no Brasileirão, estacionou nos 36 pontos e está em nono.

Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Bragantino, em Bragança Paulista, no sábado. Antes da próxima rodada, o Atlético-MG recebe o Vasco, na quarta-feira, na Arena MRV, pelo primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil. No sábado, o Galo recebe o Vitória, desta vez pelo Campeonato Brasileiro.

Palmeiras marca de pênalti

O primeiro tempo começou com o Palmeiras melhor no jogo. O time treinado por Abel Ferreira tomou a iniciativa do jogo. O Galo ficou esperando o Palmeiras tocar a bola para tentar sair no contra-ataque rápido. Aos sete minutos, no primeiro escanteio para o Palmeiras, Raphael Veiga colocou na área e Murilo completou para o gol vazio. Depois do lance, o VAR viu uma falta no goleiro Everson antes do gol e anulou o lance.

O Verdão continuou em cima do Galo, que ainda não conseguia construir nenhuma jogada. Deyverson e Hulk, isolados no ataque, voltavam para tentar começar o jogo. Então, o Palmeiras pressionou a saída de bola e Maurício lançou Giay. O lateral-direito entrou na área e com liberdade finalizou em cima da defesa do Galo em duas oportunidades.

Foi então que o Verdão começou a ser mais contundente nos ataques. Everson passou a aparecer com defesas difíceis. Aos 18 minutos, Flaco López recebeu a bola na entrada da área e tentou cavar para tirar de Everson, que faz uma grande defesa. A primeira delas. Aos 33 minutos, Flaco López mais uma vez, mas de fora da área. O goleiro atleticano pegou mais uma.

Mas o melhor do time paulista estava reservado para o fim do primeiro tempo. O Palmeiras teve um escanteio a favor e Raphael Veiga fez uma jogada ensaiada que terminou com Maurício derrubado na área por Igor Gomes. O árbitro marcou a penalidade máxima. Veiga pegou a bola e foi para a cobrança. Era o primeiro gol do Palmeiras na partida. Portanto, naquele momento, então, o Verdão assumia a liderança do campeonato.

Segundo tempo ganha emoção

O Atlético-MG está longe da briga pelo título brasileiro, mas mesmo assim, foi pra cima do Palmeiras no segundo tempo. Além da dignidade, tinha ainda uma certa rivalidade adquirida nos últimos anos. O Galo acabou eliminado em duas oportunidades pelo Palmeiras na Copa Libertadores da América. Então, por conta disso, o Atlético-MG colocou a bola no chão e começou a jogar.

Mas o Palmeiras estava seguro e descansado. Vale lembrar que o Verdão não está mais nas copas, acabou eliminado precocemente das duas principais competições de mata mata da temporada. Assim, com a semana livre para treinar, o time estava melhor preparado fisicamente e isso se refletiu em campo nos primeiros minutos. Contudo, com dificuldades de criar chances reais de gol, levou um de bola parada.

Aos 22 minutos, Deyverson cavou uma falta na entrada da área e Hulk pegou a bola para cobrar. O camisa 7 do Galo bateu no ângulo esquerdo de Weverton, que nada pôde fazer. Era o gol do Atlético-MG, o gol de empate no Brinco de Ouro da Princesa. O gol do time mineiro acelerou o jogo para o lado do Palmeiras. Felipe Anderson e Rony, que entrou no decorrer do jogo, perderam chances de gol.

Foi então que Abel Ferreira colocou Dudu em campo. O meia ídolo do Verdão, já havia decidido um jogo contra o time mineiro, mas em uma daquelas eliminações da Libertadores citada acima. O camisa 7 acabou sofrendo uma penalidade de Rubens, aos 38 minutos do segundo tempo. Raphael Veiga cobrou mais uma vez e marcou o seu segundo gol no jogo, o segundo gol do Palmeiras. A vitória, então, estava garantida e a liderança provisória também.