- Centroavante do Internacional decide para os equatorianos
- Equador, com 11 pontos, é o quarto colocado; Peru é lanterna
- Bolívia vence o Chile em Santiago e quebra tabu de 31 anos
O Equador venceu o Peru por 1 a 0 na tarde desta terça-feira, em Quito, em jogo válido pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. Em um jogo de um time só, a equipe comandada pelo argentino Sebastián Beccacece conquistou os três pontos com um gol da estrela do Internacional Enner Valencia. O centroavante fez boa partida, assim como a maioria dos jogadores que entraram em campo.
Isso porque desde os primeiros minutos, a seleção equatoriana, empurrada pelo seu torcedor, não deixou de pressionar os peruanos. Foram muitas chances criadas, a maioria com chutes de longa distância. Vale lembrar que Quito é uma cidade que fica a 2.850 metros acima do nível do mar. Ou seja, há efeitos principalmente na velocidade da bola.
No primeiro tempo, a melhor chance foi em um chute de Kendry Páez, aos 10 minutos de jogo, que o goleiro peruano Gallese fez boa defesa. Já na segunda etapa, o Equador subiu as linhas e conseguiu marcar o seu gol. Aos oito minutos, depois do cruzamento de Alan Franco, Enner Valencia subiu mais do que a defesa peruana para cabecear e marcar o gol. O tento encerrou um jejum de nove jogos sem marcar em torneios oficiais.
Classificação e próximos jogos
Então, depois do gol, o Equador recuou e, com o Peru sem forças para finalizar, esperou o fim da partida para comemorar os três pontos. Com eles, o Equador chegou aos 11 e, portanto, ocupa a quarta colocação. O Peru ainda não venceu e está na lanterna com apenas dois pontos. Na próxima rodada, em outubro, os equatorianos recebem o Paraguai e visitam o Uruguai. Já os peruanos pegam a Celeste em casa e encaram o Brasil fora.
Bolívia vence o Chile e quebra tabu
A Bolívia venceu o Chile por 2 a 1 na tarde desta terça-feira, no Estádio Nacional de Santiago, em jogo válido pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. A vitória boliviana acabou com um jejum de 31 anos sem vencer pelo torneio classificatório fora de casa. Ou seja, foram 67 jogos. A última vitória longe de seu país que a Bolívia havia conquistado foi contra a Venezuela em 1993. Vale lembrar que na ocasião, a seleção conseguiu se classificar para a Copa do Mundo dos EUA, o único Mundial disputado pelos bolivianos.
Algarañaz e Miguelito no primeiro tempo marcaram os gols. O gol do Chile foi marcado pelo atacante do Atlético-MG Eduardo Vargas em um lance polêmico. Ao receber a bola, o goleiro Lampe sentiu um problema na coxa e caiu, a bola ficou com o chileno, que chutou para o gol e marcou. Os jogadores da Bolívia reclamaram e o acusaram de falta de Fair Play.
Com a vitória, a Bolívia está na sétima colocação e, ou seja, briga por uma das vagas para o Mundial de 2026. Já o Chile, com cinco, está fora da zona de classificação. Nas próximas rodadas, o Chile enfrenta o Brasil, em jogo marcado para o dia 10 de outubro, e depois a Colômbia fora de casa. A Bolívia, por sua vez, encara também os colombianos e na sequência a Argentina.