• Lucas Moura fez o gol tricolor ainda no primeiro tempo
  • Grêmio melhora no segundo tempo e por pouco não empata
  • São Paulo chega aos 30 pontos e entra no grupo dos quatro

O São Paulo venceu o Grêmio por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Morumbis, na capital paulista, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de um primeiro tempo onde não deixou o adversário jogar, a equipe treinada por Luis Zubeldía passou apuros no segundo tempo. Com um time completamente diferente, sob o aspecto da atitude, o Tricolor Gaúcho equilibrou o jogo e por muito pouco não empatou.

Lucas Moura fez o gol do São Paulo antes dos 10 minutos de jogo. Mas deixou a desejar, sobretudo no segundo tempo, quando se esperava dele ser o articulador para criar as principais jogadas de contra-ataque e ele não conseguiu. De destaque, Rafael que fez boas defesas quando foi exigido. Por fim, a vitória são-paulina acabou sendo justa pelo amplo domínio no primeiro tempo.

Com a vitória, o Tricolor do Morumbi chegou aos 30 pontos e assumiu um lugar (a 4ª posição) no G-4 do Brasileirão. O Grêmio, por sua vez, segue com 11 pontos está na 18ª colocação. Ou seja, ainda na zona de rebaixamento. Agora, a quatro pontos do primeiro clube fora do Z-4. Na próxima rodada, o Tricolor Gaúcho recebe o Vitória, no domingo. Já o São Paulo, também no domingo, pega o Juventude no Mané Garrincha, em Brasília.

São Paulo domina o primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o São Paulo tocando a bola com paciência e o Grêmio atrás. Estratégias esperadas para os dois times. Embora com problemas na classificação, o Tricolor Gaúcho segurou as principais jogadas são-paulinas por um bom período. Mais precisamente por oito minutos. Isso porque no minuto seguinte, Lucas Moura abriu o placar: Ferreira fez a jogada e jogou na área, no rebote, Lucas ficou com a bola e chutou cruzado, sem chances para Marchesín: 1 a 0.

O gol do São Paulo não mudou nenhum panorama. O Grêmio não mudou a postura e o Tricolor se aproveitou desse fato para seguir pressionando. Mas sem grandes chances de ampliar. Apenas aos 16 minutos, quando Arboleda subiu mais do que a defesa gremista para completar de cabeça um escanteio pela direita. A bola veio alta e Marchesín tocou com a ponta dos dedos, mas a bola ainda bateu no travessão.

Ferreira e Luciano finalizaram no intervalo de um minuto. Sem perigo, o Grêmio se salvou. Mas os lances só mostravam que o Tricolor não tinha dificuldades para jogar no campo de defesa do Tricolor Gaúcho. Sem reação, a equipe treinada por Renato Portaluppi não havia feito nenhuma finalização sequer ao gol de Rafael.

A primeira finalização do Grêmio ocorreu apenas em uma cobrança de falta feita por Galdino. A bola passou muito longe do gol são-paulino. Contudo, aos 43 minutos, Pavón recebeu em condições de finalizar de dentro da área e assim o fez. A bola passou perto e assustou o torcedor tricolor. Mas o primeiro tempo terminou com o time da casa em vantagem: 1 a 0.

Jogo melhora no segundo tempo

O segundo tempo começou com o Grêmio melhor no jogo. O São Paulo deu a impressão que baixou mais as linhas e esperou o time gaúcho em seu campo defensivo. O que, pelo menos nos primeiros 10 minutos, pareceu um erro. Isso porque o time visitante passou a pressionar o São Paulo, o que gerou duas chances de gol. Na primeira, a defesa do São Paulo cortou mal, a bola sobrou para Dodi, que finalizou sem força. Rafael ficou com ela.

Logo depois, Dodi partiu pela esquerda e deixou Ferraresi para trás e caído no chão. Ele cruzou para Carballo que, sem marcação, finalizou de cabeça para fora. Minutos depois, o Grêmio mostrou que estava com o empate próximo. Soteldo foi outro que perdeu uma grande chance de empatar o jogo. Entretanto, quando teve a chance, finalizou para fora do gol de Rafael.

Aos 15 minutos, mais uma chegada do Grêmio. No erro de saída de bola com Arboleda, Pavón recebeu de Soteldo e chutou forte para a grande defesa de Rafael. Ou seja, em 15 minutos, o time treinado por Renato Portaluppi criou mais chances de gol do que em toda primeira etapa. O Tricolor do Morumbi, então, voltou a adiantar as linhas em busca de sair daquela situação.

E conseguiu responder com Luciano, aos 18 minutos. O camisa 10 recebeu o cruzamento de Wellington Rato e finalizou para a boa defesa de Marchesín. O goleiro argentino do Grêmio fez outra defesa importante, mas desta vez em chute de Rodrigo Nestor. Em seguida, Galoppo mostrou mais uma vez que a postura do Tricolor Paulista havia mudado.

Embora o jogo tenha melhorado, o gol insistiu em não sair para nenhum dos dois lados. O Grêmio acreditou e foi melhor no jogo na parte final. Mas abriu espaço para os contra-ataques são-paulinos. Sem conseguir encaixar nenhuma jogada desse tipo, restou ao time da casa se defender e resistir à pressão gremista. E assim aconteceu, vitória do São Paulo: 1 a 0.