• Arrascaeta e Carlinhos fizeram os gols da vitória rubro-negra
  • Everaldo descontou para o Vitória, no Barradão, em Salvador
  • Flamengo chega aos 37 pontos e assume a vice-liderança

O Flamengo venceu o Vitória por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Barradão, em Salvador, na Bahia, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Não foi dos melhores jogos do Rubro-Negro na temporada, nem de alguns jogadores. Se esperava, sob o ponto de vista do campeonato, uma melhor performance do time carioca, mesmo jogando fora de casa. Pelo lado do Vitória, com qualidade técnica limitada, o campeão da Série B teve muitas dificuldades para se arriscar no jogo.

Quando começou a fazê-lo, o Flamengo abriu o placar com Arrascaeta. Gerson fez a jogada pelo meio e abriu na esquerda para o uruguaio limpar a marcação e chutar forte. A vantagem no placar, talvez, fosse exagerada pelo que o time criou no primeiro tempo. Com algumas mudanças para o segundo tempo, o técnico Thiago Carpini abriu mais o time e viu o Flamengo marcar mais uma vez. Contudo, o árbitro anulou o lance.

Foi então que em um belo contra-ataque, a bola chegou em Everaldo pelo lado esquerdo. O atacante chutou e a bola passou entre as pernas de Varela, sem chances para Rossi. Somente a partir do empate do Leão é que o Rubro-Negro começou a atacar novamente. Com Carlinhos no lugar de Pedro, o centroavante recebeu de Gabigol e tocou na saída de Lucas Arcanjo. Era o gol da vitória do time carioca.

Classificação e próximos jogos

Com os três pontos, o Flamengo chegou aos 37 e assumiu a vice-liderança, já que o Palmeiras perdeu para o Fluminense na rodada. Outro fator importante é que o time treinado por Tite tirou dois pontos do líder Botafogo, que empatou com o São Paulo, no Morumbi. Agora são três pontos e um jogo a menos. O Vitória segue com os 15 pontos e é o primeiro da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Atlético-GO, no Maracanã. Esta partida está marcada para o domingo. Já o Vitória, um dia antes, visita o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo.

Primeiro tempo lento

O primeiro tempo começou lento para os dois times. Embora jogando em casa, o time de Thiago Carpini foi mais cauteloso e esperou o Flamengo em seu campo de defesa. A equipe carioca, por sua vez, buscou as jogadas pela esquerda, com Viña, novidade de Tite na escalação. Gerson e Arrascaeta levavam o time à frente. Mas com um ritmo mais cadenciado, ficou fácil para a defesa do Vitória conter as chegadas do adversário.

O primeiro ataque perigoso do jogo foi apenas aos 17 minutos, quando Allan saiu jogando errado. Léo Naldi recuperou e passou para Alerrandro chutar de longe, mas para fora, sem perigo para o gol de Rossi. Nesse momento do jogo, com as linhas mais altas, o Leão passou a levar perigo, pelo menos nos contra-ataques. Isso porque a distância para percorrer era menor.

Osvaldo começou a aparecer mais no jogo e a criar problemas para a defesa rubro-negra. O time carioca seguia em seu ritmo lento e sem objetividade. Assim, o Vitória chegou mais uma vez na área do Flamengo, Em uma cobrança de escanteio, a bola desviou e Rossi teve que fazer a defesa em dois tempos. Ou seja, por pouco não saiu o gol do Vitória.

Aos 37 minutos foi a vez de Matheuzinho chegar com enorme perigo e concluir ao gol de Rossi. De dentro da área, o atacante não acertou o alvo. Então, no contra-ataque, o Flamengo abriu o placar. Gerson chegou pelo meio e achou Arrascaeta livre na esquerda. O uruguaio limpou a marcação e chutou forte para fazer 1 a 0 para os visitantes.

Flamengo vai mal, Carlinho salva

Se o Flamengo tinha uma rotação baixa com o 0 a 0 no placar, com a vantagem do primeiro tempo fez a equipe treinada por Tite ficar ainda mais lenta. Mesmo assim, chegou em três oportunidades. E ainda marcou um gol com Fabrício Bruno. Mas a arbitragem anulou por conta da cobrança de escanteio, que era o início da jogada. Arrascaeta escorregou e deu dois toques.

Mas para quem pensou que o Rubro-Negro continuaria em cima, se enganou. O Vitória subiu as linhas e passou a pressionar no campo de defesa dos cariocas. Em uma dessas tentativas, Matheuzinho conseguiu roubar a bola e soltou a bomba de fora da área. Rossi fez a defesa com segurança. Naquele momento do jogo, o time da casa era melhor em campo e criava chances.

Em lances de contra-ataque, o Flamengo, quando tinha ímpeto, era perigoso. Mas quem acabou balançando as redes foi o time da casa. Após um contra-ataque rápido, a bola chegou em Everaldo, que havia entrado no segundo tempo. O atacante recebeu livre e chutou entre as pernas de Varela para empatar o jogo, sem chances para Rossi: 1 a 1.

Logo depois do gol, o Flamengo por pouco não faz o segundo, com Gabigol. O camisa 99 roubou a bola, driblou Lucas Arcanjo e chutou. A defesa tirou em cima da linha. Foi então que aos 44 minutos, Gabigol ficou com a bola no meio e descolou um lindo passe para Carlinhos. O centroavante, que havia entrado no lugar de Pedro, tomou a frente dos defensores e chutou na saída de Arcanjo. Era o gol da vitória do Flamengo.