• Rony e Estevão marcam para o Palmeiras em jogo difícil no Allianz
  • Verdão ainda marcou outro gol com Rony, mas VAR anula e gera dúvidas
  • Palmeiras e Botafogo-SP voltam a se enfrentar no próximo dia 23

O Palmeiras venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil de 2024. Em um jogo duro e com chances para os dois lados, Estevão salvou o time da casa de um empate amargo nesse confronto. O jovem atacante não vinha fazendo uma boa partida, mas a chance da vitória caiu nos pés dele e ele não desperdiçou.

Rony fez o primeiro gol do Palmeiras. Após uma jogada individual de Endrick, que finalizou na trave. Na sequência, Mayke deixou para o camisa 10 abrir o placar. O jogo, como dito acima, teve chances para os dois lados. Os goleiros, Marcelo Lomba e Michael fizeram defesas importantes. Contudo, o goleiro palmeirense falhou no fim no gol de Patrick Brey.

Agora, a equipe treinada por Abel Ferreira tem a vantagem do empate para o jogo de volta, marcado para o dia 23 de maio, em Ribeirão Preto. Cabe ao Botafogo vencer por dois ou mais gols de diferença. Em caso de vitória simples, a disputa pela vaga nas oitavas para para as penalidades máximas. Os dois times vão a campo neste fim de semana. Pela Série A, o Palmeiras visita o Cuiabá, neste domingo. Já na Série B, o Botafogo, na terça-feira, recebe o Mirassol.

Primeiro tempo movimentado

O primeiro tempo começou movimentando no Allianz Parque. Isso porque as duas equipes chegaram dispostas a procurar o gol desde o primeiro minuto. Mas quem chegou primeiro foi o time da casa. O Palmeiras bateu um escanteio curto e a bola chegou em Lázaro. O meia, ex-Flamengo, chutou forte e Michael se esticou todo para fazer uma grande defesa.

Não demorou nem dois minutos e Aníbal Moreno recebeu com liberdade na entrada da área. Ele também arriscou, mas a bola subiu demais e foi para fora. Mas a blitz que o Palmeiras impôs ao Botafogo deixou espaços na defesa. Em um contra-ataque rápido, Wallison recebeu um ótimo passe e ficou de frente para Marcelo Lomba. O lateral tentou dar uma cavadinha, mas a bola foi para fora.

O jogo não parava e logo o Verdão colocou Michael para trabalhar mais uma vez. Lázaro finalizou para a defesa do goleiro do Botafogo. Minutos mais tarde, foi a vez de Matheus Barbosa fazer Marcelo Lomba trabalhar. Em um lance de desvio de cabeça na área, o volante pegou de primeira e viu o goleiro do Verdão colocar para escanteio.

Bernardo Shappo e Murilo, cara um para seu time, arriscaram como atacantes. Os dois zagueiros finalizaram, mas mais uma vez os ataques não resultaram em gols. No fim do primeiro tempo, o Palmeiras, que já tinha a posse de bola, segurou um pouco mais. Com isso, arriscou mais chutes de fora da área, mas sempre sem direção.

Gols no segundo tempo

O Palmeiras começou o segundo tempo disposto a movimentar o placar. O primeiro a arriscar uma finalização foi o meia Lázaro. Assim como no primeiro tempo, o jovem não conseguiu acertar o gol. Na sequência, Endrick chamou a responsabilidade para si e passou a ficar mais com a bola nos pés e procurando as jogadas para fazer.

Aos 10 minutos, a melhor delas. O camisa 9 pegou na intermediária, driblou dois marcadores e chutou na trave de Michael. A jogada seguiu e Mayke apareceu na área para cruzar para trás. Rony completou para o fundo das redes. Era o primeiro gol do Palmeiras na noite desta quinta-feira. O gol fez o time da casa relaxar um pouco. Com o nervosismo de lado, tinha mais tranquilidade para construir as jogadas.

Lázaro fez, mais uma vez, Michael brilhar na partida. Com uma boa jogada e um chute forte, Michael teve de se esticar mais uma vez para fazer a defesa. O Palmeiras por muito pouco não chega ao segundo gol aos 26 minutos. Depois de uma boa trama, a bola sobrou para Rony. Na hora de finalizar, a bola bateu em Estevão, que jogou de zagueiro.

Foi então que o Botafogo foi para cima do Verdão e conseguiu o seu empate. O lateral-esquerdo Patrick Brey, do Botafogo, recebeu em liberdade e chutou cruzado. Marcelo Lomba falhou e a bola entrou. Era o gol de empate aos 45 minutos. Entretanto, no último lance do jogo, Rômulo achou Estevão livre na área. O jovem de 17 anos matou no peito e chutou cruzado. Era o gol da vitória do Palmeiras: 2 a 1.