- Tiquinho Soares marca nos acréscimos, mas Vizeu empata
- Glorioso não faz um bom jogo e é castigado no fim da partida
- Botafogo segue líder com 61 pontos e está a quatro do Palmeiras
Botafogo e Criciúma ficaram no 1 a 1 em um jogo de grande público e grande emoção no fim da partida, realizada no Maracanã, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso voltou ao Maior do Mundo em grande estilo. Líder do campeonato, boa fase e com os torcedores empolgados. Embora tenha jogado melhor, teve mais a bola, o time treinado pelo português Artur Jorge deixou a desejar na contundência das jogadas.
Pelo lado do Criciúma, a defesa ficou em destaque por resistir por 90 minutos um dos melhores ataques do Brasil, com dois jogadores titulares da Seleção Brasileira. Na frente, levou perigo em alguns lances, assim como os donos da casa. O gol de Tiquinho Soares aos 46 minutos do segundo tempo não era o fim. O Tigre, em dois minutos, empatou com Felipe Vizeu. Um resultado ótimo para o time catarinense, que luta pela permanência na Série A.
Com o empate, o Botafogo ficou com 61 pontos e está a quatro do vice-líder Palmeiras. Entretanto, o Verdão ainda joga na rodada e poderá diminuir a distância para apenas um. Com 36, o Criciúma está na 11ª colocação. Na próxima rodada, o Botafogo vai à Bragança Paulista encarar o Bragantino, no Nabi Abi Chedid. O Criciúma, por sua vez, recebe o São Paulo, no Heriberto Hülse.
Botafogo domina
O primeiro tempo começou com o Botafogo em cima do Criciúma, como não poderia deixar de ser. A equipe catarinense, por sua vez, teve dificuldades de sair jogando, principalmente nos primeiros minutos. Igor Jesus começou assustando o arqueiro do time carvoeiro. Contudo, os lances foram para fora. Na primeira chegada do Criciúma, após lançamento do lado direito, Adryelson tirou, mas Fellipe Mateus pegou a sobra e chutou forte por cima do gol.
O Tigre tinha uma postura defensiva desde os primeiros minutos de jogo e aguardava o Botafogo em seu campo de defesa. O Glorioso, por sua vez, ficava com a bola, mas não tinha contundência para tentar o gol. Sequer tinha exigido uma grande defesa de Gustavo. Aos 19 minutos, com a animação da primeira chegada, Allano finalizou para a defesa de John, em dois tempos.
O jogo era de um time só. Mas o Criciúma sempre que tinha oportunidade, conseguia chegar ao gol de John. Como aos 23 minutos com Fellipe Mateus, que assustou John. Igor Jesus e Marlon Freitas ajudou ainda mais o ataque a criar chances, mas a desperdiçá-las também. Alexander Barboza foi outro que chegou com um certo perigo ao gol de Gustavo.
Mas embora o Botafogo tivesse com mais de 70% na posse de bola, as chances criadas pelo Glorioso não chegaram a agredir a defesa do Criciúma. Em relação à chances, os dois times fizeram um primeiro tempo equilibrado. Ou seja, sem gols. A má atuação botafoguense se refletiu nos jogadores que demoraram a sair do gramado para o intervalo.
Gols no fim
O segundo tempo de Botafogo e Criciúma foi mais movimentado. O Botafogo tomou conta da partida logo nos primeiros minutos. Antes mesmo do primeiro minuto, Luiz Henrique fez a jogada pelo lado direito, driblou o marcador e cruzou para trás. Vitinho, na pequena área, finalizou para fora do gol. Essa era a melhor chance do Glorioso no jogo inteiro.
O Botafogo seguiu em cima do time carvoeiro e um nome começou a se destacar: o goleiro Gustavo. A primeira grande defesa foi em chute de Luiz Henrique. A jogada começou com Savarino, que passou para Almada, que chutou, mas Claudinho afastou o perigo. Contudo, a bola sobrou para Luiz Henrique, que finalizou no canto, mas Gustavo fez boa defesa.
Minutos depois, foi a vez do Criciúma acertar o gol. Ronald Lopes recebeu na entrada da área em condições de finalizar e John fez o trabalho de jogar para escanteio. O jogo, então, voltou a ficar de um time só. Sem criar chances, o técnico Artur Jorge mexeu no time. Tiquinho Soares entrou e, aos 46, virou o herói o Glorioso: o cruzamento veio da esquerda, Gustavo saiu mal e Igor Jesus escorou de cabeça para Tiquinho completar para o gol: 1 a 0.
O gol do Botafogo não intimidou o Criciúma. Na saída de bola, Bolasie recebeu pela direita e cruzou na medida para Felipe Vizeu, ex-Flamengo, colocar de cabeça para o gol. Era o empate do Criciúma e o Maracanã ficou em silêncio. O Glorioso ainda teve a chance no último lance do jogo. Após escanteio, Gustavo fez grande defesa em uma cabeçada e na sobra, Barboza completou para o gol, mas dominou a bola com a mão. Assim, a arbitragem anulou o que seria a vitória do Botafogo.