• Argentina, México, EUA e Brasil devem ser cabeças de chave
  • Sorteio dos grupos está marcado para o dia 7 de dezembro
  • Últimas duas seleções da Concacaf vão sair da repescagem

Chegou a hora de falar sobre a Copa América de 2024. Afinal, a atualização do ranking da Fifa desta quinta-feira possibilitaram a divisão dos potes do sorteio dos grupos da competição, que está marcada para começar no dia 7 de dezembro. Portanto, Argentina, México, Estados Unidos e Brasil devem ser os cabeças de chave.

De acordo com o regulamento divulgado pela Conmebol, a Argentina, atual campeã da Copa América, seria cabeça de chave do Grupo A. Além disso, o México, campeão da Copa Ouro, deve entrar na posição B1. Os Estados Unidos, mais bem colocado da Concacaf no ranking da Fifa, entraria como C1. Por último, o Brasil (quinto no ranking da Fifa) ficaria como cabeça de chave do Grupo D. A seleção brasileira, afinal, é a melhor ranqueado da Conmebol depois da Argentina (atual número 1 do mundo).

Segundo o ‘Ge’, então, as demais seleções serão divididas pelas posições no ranking da Fifa. Já os dois participantes que faltam e que sairão da repescagem com os perdedores das quartas de final da Liga das Nações da Concacaf vão ficar no pote 4 do sorteio.

Então, os potes ficariam assim:

  • Pote 1: Argentina, México, Estados Unidos e Brasil
  • Pote 2: Uruguai, Colômbia, Equador e Peru
  • Pote 3: Chile, Panamá, Venezuela e Paraguai
  • Pote 4: Jamaica, Bolívia, Canadá/Trinidad e Tobago, Costa Rica/Honduras

Aliás, o sorteio da Copa América 2024 prevê duas restrições, pois não podem ter mais de três seleções da Conmebol ou da Concacaf. Portanto, a repescagem para definição dos dois últimos classificados vai ser realizada em maço de 2024, em Dallas (EUA), em partidas únicas.

Já o sorteio dos grupos acontecerá em Miami (EUA), no dia 7 de dezembro, uma quinta-feira, às 21h30 (de Brasília). A Copa América 2024 começará no dia 20 de junho, em Atlanta, e a final está marcada para o dia 14 de julho, em Miami.