- Agora, 12 clubes entram nesta fase da competição nacional
- Jogos de ida e volta serão nas semanas de 1º e 22 de maio
- Terá Fortaleza x Vasco, Inter x Juventude e mais 14 disputas
Antes de mais nada, vamos falar sobre a Copa do Brasil 2024, que definiu em sorteio nesta quarta-feira os confrontos da terceira fase. Nesta fase da competição, 12 clubes entram e se juntam aos 20 que avançaram na fase anterior.
A terceira fase da Copa do Brasil, portanto, terá jogos de ida e volta, que acontecem nas semanas de 1º e 22 de maio. Os mandos de campo foram sorteados em agrupamentos para evitar que times da mesma cidade joguem em casa na mesma data. Os 32 clubes haviam sido distribuídos em dois potes antes do sorteio. Ou seja, cada clube do pote 1 enfrentará um adversário do pote 2.
Confira, então, os confrontos:
- Grêmio x Operário-PR
- Bahia x Criciúma
- Fluminense x Sampaio Corrêa-MA
- RB Bragantino x Sousa-PB
- Cuiabá x Goiás
- Botafogo x Vitória
- Fortaleza x Vasco
- Flamengo x Amazonas-AM
- São Paulo x Águia de Marabá-PA
- Palmeiras x Botafogo-SP
- Athletico-PR x Ypiranga-RS
- Inter x Juventude
- Ceará x CRB
- Corinthians x América-RN
- Atlético-GO x Brusque-SC
- Atlético-MG x Sport
De acordo com a regra da Copa do Brasil, no caso de empate na soma de dois resultados, a decisão da classificação vai para os pênaltis. Inclusive, o gol fora de casa não será critério de desempate. Após a disputa da terceira fase, um novo sorteio definirá os duelos de oitavas de final.
Portanto, 12 times entraram na terceira fase. Oito deles começaram a Libertadores: Atlético-MG, Palmeiras, Bragantino, Grêmio, Fluminense, Botafogo, Flamengo e São Paulo. Athletico-PR (nono no Brasileirão 2023), Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde) e Vitória (campeão da Série B) completam a lista.
Nesta terceira fase, aliás, todos os clubes passam receberão a mesma cota de participação: R$ 2,2 milhões. Já a classificação para as oitavas de finais renderá uma premiação de R$ 3,4 milhões.