- Presidente da Fifa confirma o país asiático como candidato único
- Gianni Infantino comemora as próximas três edições do Mundial
- Austrália retira sua candidatura e abre caminho para os sauditas
Antes de mais nada, vamos falar sobre a Copa do Mundo de 2034. Afinal, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, confirmou a Arábia Saudita como sede da edição do Mundial. Em publicação nas redes sociais, o dirigente comemorou a escolha das três próximas Copas, que terão partidas em 10 países diferentes e 5 continentes.
– O maior show da Terra será organizado por Canadá, México e Estados Unidos em 2026 (na América do Norte). As próximas duas edições da Copa do Mundo serão sediadas na África (Marrocos) e na Europa (Portugal e Espanha), com três partidas comemorativas disputadas na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai) em 2030, e na Ásia (Arábia Saudita) em 2034 – escreveu Gianni Infantino.
De acordo com o site ‘Globo Esporte’, a confirmação feita pelo presidente da Fifa aconteceu horas depois de a entidade máxima do futebol anunciar o fim do processo para a concorrências das sedes para 2030 e 2034. Em comunicado, a Fifa não tratou as candidaturas como vencedoras, mas como pretendentes únicas.
Isso porque as decisões só vão ser ratificadas no próximo Congresso da Fifa, em maio de 2024, na Tailândia. No entanto, Infantino citou os países concorrentes como as próximas sedes das Copas. Vale destacar, então, que a Austrália foi a única nação que levantou a possibilidade de concorrer com os sauditas pelo Mundial de 20234, mas acabou saindo do processo.
– O futebol une o mundo como nenhum outro esporte, e a Copa do Mundo é a vitrine perfeita para dar uma mensagem de unidade e inclusão – declarou o dirigente.
Confira, então, onde serão as próximas Copas:
- 2026: Canadá, Estados Unidos e México
- 2030: Jogos de abertura no Uruguai, Argentina e Paraguai, e restante do torneio na Espanha, Portugal e Marrocos
- 2034: Arábia Saudita