• Dinamarquesas vencem a China pela primeira vez em Copa
  • Vangsgaard entrou no segundo tempo e marcou o gol do jogo
  • Equipe lidera o Grupo C da Copa do Mundo ao lado da Inglaterra

A Dinamarca venceu a China por 1 a 0 na manhã deste sábado, no Estádio Perth Rectangular, na Nova Zelândia, em partida válida pela rodada de abertura do Grupo C da Copa do Mundo Feminina. Embora o primeiro tempo tenha deixado muito a desejar, as duas seleções mostraram força e voltaram para a segunda etapa dispostas a conquistarem os três pontos.

Contudo, em um jogo tão equilibrado, brilhou a estrela do técnico Lars Sondergaard, que viu a oportunidade e lançou a grandalhona Vangsgaard. A camisa 9 e boa de cabeça fez o que dela se esperava. Subiu mais do que todo mundo e marcou o gol da vitória no fim da partida. Com o triunfo na estreia, a Dinamarca assumiu a liderança do Grupo C ao lado da Inglaterra, que também venceu na estreia pelo mesmo placar. China e Haiti dividem a lanterna. As europeias se enfrentam na próxima rodada, assim como as chinesas e as haitianas.

Primeiro tempo morno e sem emoção

O primeiro tempo deixou muito a desejar. A China vem com grandes expectativas e encarou bem a Dinamarca, sempre uma forte seleção da Europa. Muito embora esta expectativa seja de fora para dentro, a partida não se mostrou atrativa. Pelo contrário, a seleção asiática forçou muitos cruzamentos na área. Teve, assim, uma leve vantagem na primeira etapa, mas nada que pudesse levar a alteração do placar.

A melhor chance do primeiro tempo ocorreu ainda aos sete minutos, com o chute de Zhang Linyan de fora da área, mas sem muita dificuldade, Christensen fez boa defesa. Então, as duas seleções se limitaram a disputar a bola no meio-campo. Se há algo que tenha chamado a atenção, esse algo foi a força das meninas das duas equipes. São seleções que se a técnica falta, tem força o bastante.

Segundo tempo com gol da vitória

Os primeiros minutos da etapa complementar teve mais lances do que todo o primeiro tempo. Logo aos três minutos a Wang Shuang sofreu falta, mas a arbitragem não deu. Na sequência da jogada, a mesma Shuang conseguiu roubar a bola e chutar com perigo. Christensen fez boa defesa. Um minuto depois, foi a vez da Dinamarca chegar na área da China. Por duas vezes, as meninas dinamarquesas desperdiçaram a chance.

O jogo mudou de figura com o passar dos minutos. O volume de jogo das chinesas deram lugar a uma defesa sólida, mas um pouco assustada. A Dinamarca, então, ganhou terreno e foi para cima. Até que aos 44 minutos da etapa final, chegou ao seu gol. Vangsgaard recebeu cruzamento em um escanteio, e cabeceou. A bola foi defensável, mas passou direto pela arqueira Xu Huan. Era o gol das meninas dinamarquesas.

A China, então, voltou ao ataque e quase chegou ao empate. Depois de Wang cobrar escanteio, Yang Lina desviou e a bola foi na trave. Ela ainda rolou em cima da linha, mas a defesa da Dinamarca tirou. Logo depois, a arbitragem parou o lance assinalando um impedimento. Assim, sem mais tempo para nada, apito final e vitória dinamarquesa na estreia.