- Inglesas mostram dificuldades e suam a camisa pela vaga
- Nigerianas desperdiçaram duas cobranças nas penalidades
- Inglaterra encara vencedora do jogo entre Colômbia e Jamaica
A Inglaterra sofreu, mas confirmou o favoritismo ao vencer a Nigéria por 4 a 2, nos pênaltis, após o empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, na manhã desta segunda-feira, no Suncorp Stadium, em Brisbane, na Austrália, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A partida teve chances para os dois times, mas as inglesas levaram vantagem na organização. Entretanto, tiveram de jogar com uma a menos, após a expulsão de Lauren James no fim da segunda etapa.
Nas penalidades máximas, Oparanozie e Alozie mandaram para fora as duas primeiras cobranças nigerianas. E embora Stanway tenha desperdiçado a sua batida, as demais jogadoras converteram e levaram a Inglaterra para as quartas de final da competição. Então, as inglesas agora aguardam o confronto entre Colômbia e Jamaica para saber a sua adversária por uma vaga na semifinal.
Primeiro tempo sem gols
O primeiro tempo começou com as equipes mostrando as suas estratégias bem distintas. A Inglaterra, favorita para vencer a Copa do Mundo, tinha a posse de bola e estava com disposição de propor o jogo e tomar conta das ações. A Nigéria, com as suas jogadoras rápidas, visava as transições rápidas para surpreender a seleção europeia, campeã continental.
O primeiro lance de perigo foi da Nigéria. Plumptre arriscou de muito longe e a bola acertou o travessão. Na sequência do lance, Onumonu finalizou de dentro da área, mas a goleira Earps fez a defesa no canto direito da meta. Minutos depois, foi a vez da Inglaterra chegar. Demehin saiu jogando errado, Russo ficou com a bola e finalizou forte. Nnadozie fez grande defesa para evitar o gol inglês.
A arqueira da Inglaterra fez outra boa defesa na finalização de Daly. O lance surgiu depois de um escanteio que a defesa cortou mal. Na sobra, a chamada segunda bola, a Inglaterra conseguiu mais uma finalização. Entretanto, a boa goleira da Nigéria fez outra boa intervenção. Antes de terminar o primeiro tempo, Ajibade derrubou Daly na área e a arbitragem marcou pênalti. Contudo, com a ajuda do VAR, o pênalti foi anulado.
Segundo tempo mais equilibrado
O segundo tempo, pelo menos no início, foi conforme o primeiro. Isso porque as estratégias seguiram como ocorreu na etapa inicial. A Inglaterra, contudo, dava a impressão que tinha mais pressa para concluir as jogadas e consequentemente para fazer o gol. As meninas nigerianas, mesmo um pouco nervosas nas conclusões, esperavam o tempo passar.
A Inglaterra teve chances de marcar com Daly, após um cruzamento de Bronze. A inglesa finalizou livre, mas colocou a bola para fora do gol. Foi uma grande chance desperdiçada. A Nigéria respondeu minutos depois com Kanu, que cabeceou, também para fora, depois de uma cobrança de escanteio. O tempo foi passando e nada de o gol sair. Isso foi deixando as favoritas inglesas mais nervosas.
Assim, iniciando uma leve pressão no final do segundo tempo, Daly cabeceou para a linda defesa de Nnadozie, que espalmou. Russo ficou com a sobra, mas finalizou nas mãos da arqueira nigeriana. No fim, Lauren James fez falta dura na nigeriana. Com o auxílio do VAR, a arbitragem deu cartão vermelho para uma das destaques deste Mundial. O jogo, então, foi para prorrogação.
Sem muitas emoções na prorrogação
A prorrogação foi sem muitas emoções. As duas seleções, em muitos momentos, pareciam que estavam esperando a disputa por pênaltis. A Inglaterra, desgastada fisicamente, e sem a sua principal jogadora, ficou na defesa, enquanto a Nigéria via aquele momento como a grande chance de eliminar a favorita. Lance de perigo ocorreu mais no início do primeiro tempo. Alozie recebeu pela esquerda e finalizou para fora.
A Nigéria chegou mais uma vez no segundo tempo da prorrogação. Oshoala finalizou nas mãos de Earps. A melhor chance do tempo extra, talvez da partida, ficou com England. Ela desviou um cruzamento na área e a bola passou à direita do gol de Nndozie. Era o gol da classificação da Inglaterra. Sem gols na prorrogação, fomos para as penalidades máximas.
Inglaterra mostra mais calma
Stanway abriu a série para a Inglaterra. A camisa 8 bateu e perdeu. A bola foi para fora. Pelo lado da Nigéria, também foi para fora. Oparanozie desperdiçou. England bateu o segundo e fez para as inglesas. Abriu o placar. A Alozie bateu para fora o segundo pênalti para as nigerianas. A Inglaterra ampliou com Baly. Ajibade fez o primeiro para a Nigéria na decisão. Greenwood pegou a bola para fazer a sua cobrança e conferiu. Ucheibe marcou e manteve a esperança africana. Contudo, Kelly bateu com categoria e força o pênalti que classificou as inglesas para as quartas de final da Copa do Mundo.