• Técnico Hajime Moriyasu chama 20 atletas que atuam na Europa
  • Os japoneses vão jogar contra Alemanha, Costa Rica e Espanha
  • Meta dos Samurais Azuis é alcançar as quartas de final no Qatar

Antes de mais nada, vamos falar sobre a Copa do Mundo de 2022. Isso porque o Japão divulgou nesta terça-feira, em Tóquio, a sua lista final para o torneio no Qatar. O técnico Hajime Moriyasu anunciou a lista com 26 nomes dos Samurais Azuis, que enfrentam Alemanha, Costa Rica e Espanha na fase de grupos.

De acordo com informações do site ‘Globo Esporte’, a seleção japonesa terá no Mundial deste ano o maior número de jogadores que atuam no futebol europeu de sua história. Afinal, dos 26 convocados para a Copa, 20 deles jogam em times da Europa e os outros seis são da J. League. Em comparação, na Copa do Mundo de 2018, eram 14 jogadores “europeus” no time do Japão.

Além disso, só seis dos atletas convocados estavam no último Mundial da Rússia: Kawashima, Nagatomo, Sakai, Yoshida, Endo e Shibasaki. Contudo, outros dez nomes disputaram as Olimpíadas de Tóquio de 2020: Nakayama, Itakura, Tomiyasu, Tanaka, Doan, Soma, Mitoma, Kubo, Maeda e Ueda.

Durante o anúncio, os dirigentes da Associação Japonesa de Futebol (JFA, em inglês), falaram sobre o objetivo da seleção no Mundial do Qatar. Eles destacaram que a meta é superar os melhores resultados em Copas (oitavas de 2022, 2010 e 2018). Ou seja, o Japão busca alcançar as quartas de final no torneio de 2022.

Japoneses enfrentam a Alemanha na estreia

Segundo publicação do ‘Ge’, a preparação da seleção japonesa vai começar no próximo dia 10 de novembro. Afinal, o Japão ainda tem um amistoso marcado em Abu Dhabi, contra o Canadá, no dia 17. Os Samurais Azuis caíram em um complicado Grupo E. A estreia será no dia 23, diante da Alemanha, às 10h (de Brasília), no Khalifa International Stadium. Depois, enfrenta a Costa Rica (27/11) e Espanha (01/12).

Veja os 26 convocados do Japão:

  • Goleiros: Eijo Kawashima (Strasburgou-FRA), Shuichi Gonda (Shimizu S-Pulse), Daniel Schmidt (Saint-Truiden-BEL);
  • Defensores: Yuto Nagatomo (FC Tokyo), Hiroki Sakai (Urawa Reds), Miki Yamane (Kawasaki Frontale), Yuta Nakayama (Huddersfield-ING), Maya Yoshida (Schalke 04-ALE), Ko Itakura (Borussia Mönchengladbach-ALE), Takehiro Tomiyasu (Arsenal-ING), Shogo Taniguchi (Kawasaki Frontale), Hiroki Ito (Stuttgart-ALE);
  • Meio-campistas: Gaku Shibasaki (Leganés-ESP), Wataru Endo (Stuttgart-ALE), Hidemasa Morita (Sporting-POR), Ao Tanaka (Fortuna Desseldorf-ALE), Junya Ito (Reims-FRA), Ritsu Doan (Freiburg-ALE), Takumi Minamino (Monaco-FRA), Daichi Kamada (Eintracht Frankfurt-ALE), Yuki Soma (Nagoya Grampus), Kaoru Mitoma (Brighton-ING), Takefusa Kubo (Real Sociedad-ESP);
  • Atacantes: Takuma Asano (Bochum-ALE), Daizen Maeda (Celtic-ESC) e Ayase Ueda (Cercle Brugge-BEL)