• Treinador vai para sua terceira Copa no comando do Irã
  • Iranianos encaram Tunísia, dia 10, e Nicarágua, dia 16
  • Irã está no Grupo B, com Inglaterra, País de Gales e EUA

Em meio a protestos pelo mundo que pedem a sua exclusão da Copa do Mundo do Catar, a seleção do Irã segue em preparação máxima para a competição. Com um treinador experiente como o português Carlos Queiroz, que assumiu o posto há três meses, os iranianos caíram em um grupo forte. Mas para quem pensa que isso assusta o treinador, está enganado. Queiroz, em entrevista ao Jornal iraniano ‘Entekhab’, a intenção é pegar os melhores.

– Graças a Deus jogaremos contra a Inglaterra. Gostamos de jogar contra os melhores times do mundo na Copa. A Inglaterra é uma das melhores equipes da Europa, o Irã é um dos melhores times da Ásia, por isso estamos aqui para jogar bons jogos – afirmou.

Embora saiba que terá uma dura missão no Catar, Queiroz tem experiência e conta com a confiança da Federação Iraniana para passar às oitavas de final pela primeira vez na História. Isso porque, o retrospecto não os favorece. Desde a primeira participação em 1978, de lá pra cá foram mais quatro mundiais e sempre com eliminações precoces.

– Jogaremos contra alguns dos melhores jogadores do mundo, mas estaremos preparados para enfrentá-los na Copa do Mundo – disse.

Então, para conseguir essa façanha, Queiroz conta com o atacante Mehdi Taremi, de 30 anos, que joga no Porto. O jogador é um dos destaques da seleção e tem presença garantida na competição do Catar. Por outro lado, Sardar Azmoun, outro destaque da seleção de Queiroz, dificilmente jogará a Copa do Mundo. O atacante de 27 anos do Bayer Leverkusen se machucou e só deve retornar em dezembro.

Irã fará dois amistosos antes da Copa

A Federação Iraniana divulgou na última semana a realização de dois amistosos pré-Copa do Mundo. Animados com o desempenho da última Data-Fifa, quando venceu o Uruguai, por 1 a 0, e empatou com Senegal, em 1 a 1. Então, Mehdi MohammadNabi, vice-presidente da Federação, revelou que os iranianos enfrentarão a Nicarágua, no próximo dia 10 de novembro, em Teerã. Posteriormente, no dia 16, já no solo da Copa do Mundo, duela com a seleção da Tunísia, em Doha.

Portanto, será um bom teste para a equipe de Carlos Queiroz que participará de sua quarta Copa do Mundo como treinador. Vale lembrar que o português esteve à frente da seleção de seu país na Copa da África do Sul, em 2010 e, logo depois, assumiu o Irã em 2011. Participou, então, das Copas de 2014 e 2018 com os iranianos. Depois de uma passagem frustrada pelo Egíto, retorna para o seu terceiro Mundial com o Irã.