- Timão vai melhor, marca, mas leva empate nos acréscimos
- Jean Lucas, contra, e Mendoza, de pênalti, fizeram os gols
- Empate não foi bom para nenhuma das duas equipes
Corinthians e Santos ficaram no 1 a 1 na noite deste domingo, na Neo Química Arena, na capital paulista, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O Timão foi muito superior no primeiro tempo quando o Peixe sequer finalizou a gol. Contudo, o time da Vila Belmiro contou com a noite inspirada do goleiro João Paulo, que fez ótimas defesas.
Entretanto, no segundo tempo, se o adversário não conseguiu vencê-lo, o companheiro conseguiu: Jean Lucas colocou para dentro após confusão na área. Nos acréscimos, Soteldo foi derrubado por Bruno Mendez e o árbitro marcou a penalidade máxima. Mendoza cobrou e empatou o clássico. Com o empate, o Timão chegou aos 37 pontos e está em 14°. O Santos ganhou um ponto e está em 16°, com 34 pontos.
Corinthians vai bem, mas falta o gol
O primeiro tempo começou com o time da casa em cima do Santos. O Corinthians passou a pressionar o time da Vila Belmiro desde os primeiros minutos de jogo. Com isso, as chances começaram a surgir de forma natural. A primeira delas, com Renato Augusto, que arriscou de fora da área uma sobra de escanteio. Aos 12 minutos, foi a vez de Fausto Vera finalizar da intermediária. João Paulo fez grande defesa.
Três minutos depois, foi a hora de Yuri Alberto aparecer no clássico. O atacante finalizou e João Paulo fez uma grande defesa evitando o gol do Corinthians. No lance seguinte, o Santos abriu o placar, mas o VAR constatou jogada irregular do ataque santista. Logo depois do gol, o Timão ficou mais ligado e passou a criar ainda mais chances. Giuliano tentou, aos 24 minutos, uma cabeçada que foi por cima do gol.
As chances foram aparecendo, principalmente pelo alto. Isso porque o Corinthians tem armas, como o zagueiro Gil, que costuma ir bem de cabeça. Como no lance que o defensor ganhou pelo alto e mandou por cima. E aos 40 minutos, que Gil ganhou mais uma vez e conseguiu mandar para o gol. João Paulo fez uma grande defesa e na sobra Giuliano mandou por cima do gol.
Os torcedores do Timão ficaram frustrados com o primeiro tempo, já que o time não conseguiu abrir o placar. Antes mesmo de terminar a primeira etapa, Giuliano teve a última chance. O meia corintiano pegou de primeira para o gol. A bola foi no canto direito de João Paulo, que se esticou todo para pegar. E assim terminou o primeiro tempo.
Gols somente no segundo tempo
O segundo tempo começou completamente diferente do primeiro. O Santos ficou em cima do time da casa e finalizou pela primeira vez no jogo. Soteldo recebeu pela direita, puxou para o meio e tentou a sorte de fora da área. Atento, o goleiro Cássio fez boa defesa. O ataque do Santos chegou mais uma vez. Agora com Marcos Leonardo, que finalizou por cima do gol.
Os dois lances acordaram o Timão. Assim, o Corinthians tomou mais uma vez as rédeas da partida. Por isso, não demorou muito para, finalmente, abrir o placar em Itaquera. Fagner cobrou o escanteio e Yuri Alberto e Romero subiram e desviaram a bola. João Paulo fez grande defesa, mas na sobra, Jean Lucas colocou para dentro. Ou seja, gol contra na Neo Química Arena.
O gol corintiano deixou o jogo mais tenso. Os times pararam de atacar e as faltas começaram a aparecer. Foi um festival de cartões amarelos. O Peixe, precisando do empate, começou a subir as suas linhas e deixou o Corinthians em dificuldade. Principalmente pelo fato de que Soteldo passou a não ter mais posição fixa. Para marcar, ficou mais complicado.
Assim, o Santos criou o seu ataque mais perigoso. Depois do cruzamento na área, Soteldo, de bicicleta, mandou para o gol. Gil tira em cima da linha e salva o Corinthians. Nos acréscimos, o venezuelano foi derrubado por Bruno Mendez na área e, com a ajuda do VAR, o árbitro marcou o pênalti. Mendoza foi para a cobrança e marcou, sem chances para Cássio. O empate estava decretado.