• Marçal leva cartão vermelho e prejudica o time em Itaquera
  • Gil marcou o gol do Corinthians já na segunda etapa
  • Corinthians chegou aos 30 pontos e é o 10° na tabela

O Corinthians venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, na Neo Química Arena, em São Paulo, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Jogando contra o líder do campeonato, o Timão soube aproveitar o homem a mais desde o primeiro tempo para vencer a partida. O Glorioso, por sua vez, não conseguiu repetir o feito contra o Flamengo no primeiro turno, quando venceu mesmo com um jogador a menos.

O zagueiro Gil fez o único gol do jogo, aproveitando um cruzamento da esquerda. Aliás, por aquele setor saíram as principais jogadas de perigo do time da casa, principalmente na etapa final. Com a vitória, o Timão chegou aos 30 pontos, portanto, abriu seis da zona de rebaixamento. Neste momento, o primeiro na zona dos quatro últimos é o Santos. A posição do Corinthians na tabela de classificação é o 10° lugar.

Já o Glorioso, se manteve com 51 pontos a sete do vice-líder Palmeiras. Entretanto, ligou o sinal de alerta por conta dos últimos resultados. São três derrotas seguidas. Na próxima partida o Alvinegro recebe o Goiás, no Nilton Santos. O Corinthians faz o clássico contra o São Paulo, mas antes pega o Fortaleza no meio de semana pela semifinal da Copa Sul-Americana.

Botafogo vai melhor no início

O jogo começou com o líder tomando conta das ações. Isso porque as estratégias dos times são bem conhecidas e definidas. O Botafogo não quis perder tempo. O Corinthians esperou um pouco mais e viu Luis Henrique partir para cima da marcação do Timão. O atacante puxou para a perna direita e chutou. Cássio caiu na bola, mas ela foi para fora. Assustou!

O Botafogo não parou de trocar passes. Foi então que quatro minutos depois do lance de Luis Henrique, Tchê Tchê chegou pelo mesmo setor. Dessa vez, a jogada foi coletiva. A equipe de Bruno Lage chegou tocando e o volante finalizou de fora da área. A bola passou tirando tinta do travessão. Minutos após, Tiquinho também arriscou de longe. Mas esse foi bem longe do gol.

Expulsão muda tudo

Até os 17 minutos de jogo, foram cinco finalizações dos visitantes. O Timão, então, começou a adiantar as suas linhas. Nesse momento, Marçal disputou a bola com Pedro. O VAR entrou em ação. O árbitro mostrou o cartão vermelho para o atleta do Botafogo. Logo depois, com um a mais, surgiu a primeira grande chance do Timão. Wesley fez a jogada individual pela esquerda, entrou na área, mas finalizou por cima do gol de Lucas Perri.

Wesley era o jogador mais insinuante do time da casa no primeiro tempo. Foi dele também a segunda finalização do time. Dessa vez, a bola foi muito longe do gol. O homem a mais foi fundamental para a melhora do Corinthians no jogo. Foram mais minutos com a bola nos pés, e mais finalizações. Antes de terminar a primeira etapa, Yuri Alberto arriscou de longe, mas não assustou Perri.

Botafogo cansa e Corinthians aproveita

Vanderlei Luxemburgo começou o segundo tempo mexendo no time. Entraram Renato Augusto, Fagner, minutos depois, Gustavo Mosquito e Romero foram a campo. Com isso, a postura adotada no primeiro tempo mudou completamente. Dessa vez, era um Corinthians mais agressivo e finalizando as jogadas com mais precisão. Pedro foi o primeiro a chegar com perigo, a bola foi para fora.

Minutos depois, Matías Rojas exigiu uma grande defesa de Lucas Perri. Sempre pelo mesmo setor, o esquerdo, o Timão chegou outra vez. Ou seja, com o mapa da mina, foi a vez de Renato Augusto receber na entrada da área e chutar colocado. A bola foi em direção ao ângulo esquerdo de Perri, mas foi para fora. Gil também teve a sua chance de cabeça, mas a bola chegou nas mãos do arqueiro do Glorioso.

Entretanto, essa não foi a única chance de Gil. Aos 13 minutos, Matheus Bidu fez a jogada pela ponta esquerda e cruzou para a área. O zagueiro toca de cabeça, Lucas Perri faz grande defesa, mas na volta, Gil solta a bomba e abre o placar. Era o primeiro gol do jogo. O primeiro do Corinthians. No lance seguinte ao primeiro gol, Yuri Alberto, em jogada parecida, desperdiçou de cabeça.

Cansado, o Glorioso não conseguia conter o ímpeto do time da casa. O próprio Yuri Alberto ficou livre para finalizar novamente nas mãos de Perri. Bruno Lage, então, começou a mexer no time. As mudanças, principalmente no ataque, colocou o líder de novo na partida. Victor Sá teve boa chance de cabeça aos 34 minutos. No fim, o líder ainda perdeu a chance de empatar em duas cabeçadas, que Cássio segurou. Então, não teve jeito, vitória do Timão.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial