• Gil marcou no primeiro tempo o gol da vitória
  • Corinthians mostra consistência defensiva na partida
  • Próximo jogo é na próxima semana, em La Plata

O Corinthians venceu o Estudiantes de La Plata, da Argentina, na noite desta terça-feira, na Neo Química Arena, em São Paulo, em partida válida pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana de 2023. O Timão começou pior e teve problemas com o bom toque de bola da equipe argentina. Contudo, com um gol de bola parada e consistência defensiva, além de um pouco de sorte, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo conseguiu largar na frente por uma vaga nas semifinais da competição continental.

O zagueiro Gil marcou o único gol do jogo ainda aos 16 minutos do primeiro tempo. Os dois times tiveram chance, mas a maior delas foi no fim do jogo com Gustavo Mosquito, que isolou o lance no qual estava sem goleiro. Com a vitória, o Timão terá a vantagem do empate na próxima semana, em La Plata. Em caso de vitória por um gol de diferença por parte dos argentinos, a vaga para as semifinais da competição será decidida nas penalidades máximas.

Gol no início e pressão

O primeiro tempo começou com o Estudiantes tomando conta das ações. Com uma postura mais defensiva, o Corinthians esperou o momento certo para sair. Embora tenha ficado com a bola, o time argentino teve poucas chances de abrir o placar. Rollheiser ficou de frente para finalizar, mas tentou drible antes. Minutos depois, Mancuso tentou um cruzamento e a bola assustou o goleiro Cássio.

Foi então que o Corinthians começou a sair do campo defensivo aos poucos. Depois de começar a sair, não demorou muito para abrir o placar. O escanteio foi cobrado pela direita e Gil se antecipou para finalizar dentro da pequena área. A bola ainda bateu no travessão de Andújar, antes de estufar as redes. Era o primeiro gol do Timão na Neo Química Arena.

O Corinthians reclamou ainda de um pênalti depois de uma finalização de Maycon. A bola bateu na mão de Lollo, mas a arbitragem não deu a penalidade máxima. O Estudiantes não mudou a postura após o gol e esses dois lances. Pelo contrário, continuou a ser o melhor no jogo. Portanto, por muito pouco não chegou ao empate. José Sosa cobrou uma falta na trave. Foi dele também um chute perigoso minutos depois.

Sem sair o empate, o Timão tentou com Matías Rojas, mas a bola foi por cima. Rollheiser ainda teve a oportunidade de deixar tudo igual. Depois de um contra-ataque, o camisa 10 da equipe argentina chegou chutando de primeira pela esquerda e Cássio segurou bem. Assim, as duas equipes foram para o intervalo com o placar de 1 a 0 para os donos da casa.

Corinthians perde gol no fim

O segundo tempo começou conforme o primeiro: a equipe argentina dominando as ações e com a bola para criar as jogadas. O Timão não teve saída nos primeiros minutos. Mas a primeira finalização foi do time da casa, com Maycon. Ele finalizou mal e a bola foi para fora. Os primeiros minutos não foram tão bons para o time do Corinthians.

Foi então que Renato Augusto começou a aparecer no jogo. No primeiro lance, pegou pela ponta direita, cortou para o meio e chutou. A bola passou longe, mas a torcida aplaudiu. Logo depois, o meia deu um bonito drible e tocou para Yuri Alberto, mas o atacante finalizou mal. Naquele momento, o Corinthians havia melhorado no jogo. Portanto, era um bom momento.

Assim, o jogo foi caminhando para a sua parte final, com o time da casa com mais possibilidades de chegar ao segundo gol. Maycon fez boa jogada e chutou cruzado. A bola passou por Andújar, mas a defesa conseguiu afastar antes que a bola entrasse no gol. Minutos depois, Gustavo Mosquito teve a chance de ampliar com o gol vazio e desperdiçou. Então, sem mais lances de perigo, o jogo terminou com a vitória do Timão.