• Talles Magno e Romero marcaram os gols do Corinthians
  • Partida foi movimentada com faltas e três expulsões
  • Corinthians sai momentaneamente da zona de rebaixamento

O Corinthians ignorou os mais de 20 pontos de diferença na tabela de classificação e venceu o Flamengo por 2 a 1 na tarde deste domingo, na No Química Arena, em São Paulo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em um jogo bastante movimentado e brigado, o Timão foi melhor e buscou mais os gols. Embora o tentos tenham saído em falhas individuais da defesa rubro-negra, a equipe da casa fez por merecer a vitória.

Pelo lado do Flamengo, a luta pelo título brasileiro vai ficando para trás. Os erros da defesa e, principalmente, a inoperância do meio-campo e ataque, mais precisamente no segundo tempo, deixaram a impressão de que o Brasileirão não é a prioridade do clube na temporada. Nas quartas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, parece que ficou claro neste domingo que o clube deve ir para este caminho.

Talles Magno marcou o primeiro gol do jogo após falha de David Luiz. A bola chegou em Yuri Alberto depois da furada do zagueiro. O atacante foi à linha de fundo e cruzou para Talles marcar o gol de cabeça. Antes do fim do primeiro tempo, Martínez colocou a mão na bora dentro da área. Depois da análise do VAR, o árbitro marcou a penalidade. Pedro pegou e bola e marcou o 11º gol dele na competição. O camisa 9 é o artilheiro do Brasileirão.

Gol e confusão

Na segunda etapa, o técnico Ramón Díaz colocou Romero em campo. Antes que se completasse um minuto em campo, Rodrigo Garro enfiou a bola, a defesa do Flamengo ficou olhando, e o paraguaio marcou na saída de Rossi: 2 a 1. A partir daí, o jogo ficou brigado, com muitas faltas e lances ríspidos. No fim do jogo, inclusive, o árbitro expulsou Yuri Alberto por entrada em Wesley. Houve confusão e Carlos Alcaráz, do Flamengo, e Cacá, do Corinthians também saíram do jogo.

A partida teve 13 minutos de acréscimos, mas foi até depois dos 60 minutos. Sem conseguir pressionar ou criar, o Flamengo viu o árbitro apitando o fim do jogo e a vitória do Corinthians. Os três pontos levaram o Timão aos 25, ou seja, até o fim da rodada, está empatado com o Fluminense, mas segue na zona de rebaixamento. Para dormir fora, vai depender de uma derrota do Tricolor.

O Flamengo, por sua vez, ficou distante do líder Botafogo. Com 44 pontos, está a seis. Mesmo com um jogo a menos, o time treinado por Tite ainda precisaria torcer contra o Glorioso para brigar pela liderança. Como dito acima, o Campeonato Brasileiro vai ficando para trás e o clube deixando as copas como prioridade.

Próximos jogos

Os próximos jogos dos times estão marcados para depois da Data Fifa. O Corinthians encara o Juventude, na Neo Química Arena, no dia 11, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. O Timão, para ir às semifinais, vai precisar, portanto, vencer o jogo por dois ou mais gols de diferença. Já o Flamengo, no dia seguinte, pega o Bahia, no Maracanã, e precisa de um empate para jogar mais uma vez a semifinal da Copa do Brasil.

Pelo Brasileirão, portanto, o Corinthians visita o líder Botafogo, no Nilton Santos, no dia 14 de setembro, pela 26ª rodada da competição. Assim, o Flamengo, no dia seguinte, tem o clássico contra o Vasco.