• Timão leva gol no primeiro tempo e vira no segundo: 2 a 1
  • Yuri Alberto e Wesley fazem os gols da vitória em Itaquera
  • Alvinegro abre vantagem no confronto de oitavas de final

O Corinthians confirmou o bom momento e virou para cima do Newell’s Old Boys, por 2 a 1, nesta terça-feira, na Neo Química Arena. Assim, abriu vantagem nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A equipe alvinegra teve o domínio das ações, mas levou um gol de Portillo já no final do primeiro tempo. Na volta do intervalo, o Timão virou a partida, com gols de Yuri Alberto (de pênalti) e Wesley. O resultado aumentou a invencibilidade do time de Vanderlei Luxemburgo para oito jogos (sete vitórias e um empate). Assim, pode jogar pelo empate na Argentina para avançar às quartas.

Corinthians domina, mas leva gol

Com a bola rolando, o Corinthians foi superior durante quase todo o primeiro tempo. Aliás, o Timão criou boas chances de abrir o placar, mas esbarrou na má pontaria dos atacantes e nas defesas de Hoyos. O atacante Yuri Alberto, inclusive, travou um duelo particular com o goleiro adversário, que levou a melhor em três finalizações do centroavante alvinegro.

Além dele, Adson e Fagner também tiveram oportunidades em jogadas pelo lado direito, mas falharam. Yuri Alberto, aliás, quase teve um pênalti para cobrar, mas o VAR anulou corretamente o suposto toque de mão do jogador argentino marcado pelo árbitro. O Newell’s, por sua vez, só assustou em lances de contra-ataque e falhas do Corinthians.

Numa delas, uma bola lançada confundiu Matheus Bidu, mas Cássio conseguiu salvar a tempo. Na parte final da etapa, o jogo ficou mais tenso, os argentinos chegaram firme e o Timão entrou na pilha. Aos 48 minutos, o Corinthians sofreu o castigo. Martino fez a jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Portillo completar de primeira e abrir o placar. O gol aconteceu depois de um princípio de confusão que envolveu Maycon e Murillo com o argentino Sforza.

Timão empata e arranca a virada

O Corinthians voltou para o segundo tempo com Carlos Miguel na vaga de Cássio, que se lesionou, e Wesley no lugar de Matheus Araújo. Jogando com mais rapidez, o Timão continuou em cima do Newell’s, mas sem repetir o ímpeto da etapa anterior. Ainda assim, o time recebeu um prêmio pela insistência, quando Ruan Oliveira foi derrubado dentro da área por Mansilla, aos 10 minutos. Yuri Alberto bateu firme, no canto direito do goleiro, e empatou a partida: 1 a 1.

Depois disso, aos 20 minutos, duas peças colocadas por Luxemburgo na segunda metade da etapa decidiram a partida. Romero cruzou da direita e Wesley chego batendo de primeira para tirar a camisa e chorar de emoção ao marcar pela primeira vez como profissional. Em seguida, o Corinthians recuou em campo, após as entradas de Gil e Fausto Vera. Além disso, o goleiro Carlos Miguel garantiu a vitória na finalização de Recalde, na melhor chance dos argentinos na reta final.

O confronto de volta, então, será na próxima terça, dia 8, às 21h30 (de Brasília), na Argentina. O Corinthians joga pelo empate para avançar de fase. Antes disso, o Timão visita o Internacional pelo Brasileirão, no Beira-Rio, no sábado, às 18h30.