• Robson marcou o gol do Coxa nos minutos finais do jogo
  • Derrota complica o Cruzeiro, que segue na zona de rebaixamento
  • Coritiba mantém a esperança de seguir na Série A do ano que vem

O Coritiba venceu o Cruzeiro por 1 a 0, na tarde deste sábado, Estádio Durival de Britto, em Curitiba, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. A partida que teve o Cruzeiro com as melhores chances, mas que não soube converter essas oportunidades em gols. Já o Coxa, embalado por seus torcedores, não desistiu e, em um lance de bola parada, chegou ao gol da vitória. Embora tenha tido uma briga entre os torcedores dos dois times depois do tento de Robson, aos 45 da segunda etapa, o triunfo foi confirmado.

Com os três pontos, o Coxa chegou aos 29 pontos e ainda terá um longo caminho pela frente. Para seguir na primeira divisão, terá que vencer todos os jogos e torcer contra os times que lutam contra o rebaixamento. Já o Cruzeiro, com 37 pontos, segue sendo a equipe que abre o Z4. Na próxima rodada, o Coxa visita o Fluminense no maracanã e o Cruzeiro visita o Goiás. Os jogos estão marcados para depois da Data Fifa.

Muito equilíbrio no primeiro tempo

O primeiro tempo começou com as duas equipes se estudando. Os dois times, com problemas na tabela do Brasileirão, tinham estratégias bem definidas, mas quem começou no ataque foi o Coritiba. Jogando em casa, Andrey finalizou pela primeira vez, aos três minutos, e fez Rafael Cabral trabalhar. Cinco minutos depois, o Cruzeiro respondeu, com Rafael Elias. Da mesma forma, Gabriel trabalhou.

Pelo lado do Coxa, Robson era o que mais tentava levar o time à frente, mas esbarrava na boa defesa cruzeirense. Na Raposa, o time mais coletivo, trocava passes na entrada da área. Depois dos 20 minutos, o Cruzeiro passou a dominar a partida e criar chances. Machado, Luciano Castán e Nikão finalizaram ao gol de Gabriel, mas nada do gol sair. Contudo, a última chance do primeiro tempo foi de Slimani. Rafael Cabral manteve o placar no zero.

Gol no fim mantém esperança

Na segunda etapa, o jogo não mudou muito o panorama. Isso porque os times seguiam fazendo uma partida equilibrada, mas com as melhores chances para o lado do Cruzeiro. Como no chute de fora da área de William. A bola ainda desviou no meio do caminho. A bola bateu no travessão do goleiro Gabriel. Neris, de cabeça, mandou por cima. Mais tarde, aos 20, Matheus Pereira perdeu, também de cabeça, na pequena área.

Bruno Rodrigues e Arthur Gomes foram outros dois jogadores do Cruzeiro que tiveram oportunidade de marcar pelo clube mineiro, mas não foram felizes. A pressão do Cruzeiro culminou com o gole de Bruno Rodrigues, aos 34. Mas o VAR anotou uma irregularidade do camisa 9. Foi então que o Coritiba marcou em sua grande chance: Aos 45, após o cruzamento na área, Robson apareceu nas costas da zaga para fazer o gol do Coxa. O gol que mantém as esperanças de seguir na Série A.

Logo após o gol, o árbitro paralisou a partida por conta de uma invasão de torcedores ao campo de jogo. Assim, a torcida dos dois times passaram a se enfrentar e os jogadores foram para os vestiários. O árbitro ainda demorou para confirmar o gol de Robson, que foi feito posteriormente. Depois de mais de meia hora de espera, a partida foi retomada. Mas o placar não mudou.