• Alef Manga e Kuscevic marcaram os gols do Coritiba
  • Dodô descontou no segundo tempo, mas não foi suficiente
  • Coxa chegou aos sete pontos e segue como lanterna

O Coritiba foi até Goiânia e venceu a sua primeira partida no Campeonato Brasileiro de 2023. Na noite desta segunda-feira, na partida que fechou a 13ª rodada da competição, o 2 a 1 sobre o Goiás poderá significar a reação da equipe paranaense na competição. Para o Goiás, restou lamentar a chance de sair da zona de rebaixamento e empurrar o Corinthians.

Alef Manga e Kuscevic, no primeiro tempo, marcaram os gols do Coritiba. Dodô, já na etapa complementar, descontou para o Esmeraldino. A vitória, apesar de ter aumentado a pontuação do Coritiba, o manteve na lanterna da competição, com sete pontos. O Goiás, que abre o Z-4, tem 11. Na próxima rodada, o Goiás encara o Santos na Vila, enquanto o Coritiba recebe o América-MG.

Coritiba se impõe no primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o Coritiba tomando conta das ações ofensivas. O Goiás, por sua vez, ficou observando e aguardando o momento certo para armar um contra-ataque rápido. Mas o que se viu foi pelo menos 15 minutos sem grandes chances de gol para as equipes. O que não combinava com a necessidade dos times que ocupam a zona de rebaixamento do Brasileirão.

O primeiro lance de perigo ocorreu aos 16 minutos de jogo, quando Marcelino Moreno cobrou uma falta curta para Andrey. O volante finalizou bonito e Tadeu, arqueiro esmeraldino, fez grande defesa. O lance assustou o torcedor em Goiânia. O Esmeraldino chegou apenas aos 23, com Matheusinho em um chute colocado. A bola passou muito perto do gol.

Foi então que Alef Manga aproveitou um vacilo de Tadeu, tirou o zagueiro e abriu o placar na capital de Goiás. Mas a arbitragem assinalou impedimento no lance. Contudo, o VAR analisou o lance e validou o gol. Era o gol do Coxa na partida. Minutos depois, o segundo. Kuscevic aproveitou um cruzamento em um escanteio. O segundo gol que deu tranquilidade ao Coxa na ida para o intervalo.

Segundo tempo de pressão

O segundo tempo teve o Goiás buscando um gol para tentar o empate mais tarde. O goleiro do Coxa, Gabriel, começou a etapa complementar com destaque. Era um prenúncio do que estava por vir. Isso porque para conquistar a primeira vitória na competição, o Coritiba teria que suar a camisa e contar com o seu goleiro no segundo tempo.

Embora tenha ficado mais com a bola, o Esmeraldino não conseguia penetrar na defesa, dessa vez, bem postada do Coxa. Ou seja, foram 20 minutos sem um lance de perigo sequer. Nem mesmo o recuo da equipe paranaense foi suficiente. Foi assim que aos 23, finalmente um lance. Dessa vez, gol do Goiás. Em um bom ataque, Palacios apareceu livre e chutou, Gabriel fez a defesa, mas no rebote Dodô completou para o gol.

O gol do Goiás animou os torcedores, mas o time acabou pecando nas finalizações. Outro fator que dificultou a vida do Esmeraldino foi a noite inspirada do goleiro do Coxa. Gabriel fez pelo menos mais duas defesas difíceis e conseguiu frear a reação do time da casa. No fim, o Coritiba garantiu a sua primeira vitória no campeonato e subiu a sua pontuação na competição.