• David e Rayan fizeram os gols vascaínos no Heriberto Hülse
  • Bolasie marcou duas vezes e foi o destaque do time da casa
  • Empate deixa os dois times no meio da tabela do Brasileiro

Criciúma e Vasco ficaram no empate em 2 a 2 na tarde deste domingo, no Heriberto Hülse, na cidade de mesmo nome, em Santa Catarina, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O Vasco vencia o jogo até os 48 minutos do segundo tempo, foi quando Bolasie recebeu ótimo cruzamento da direita e marcou o gol de empate. Isso porque antes disso tudo, os dois times duelaram na primeira etapa e o Vasco ficou na vantagem,

O próprio Bolasie abriu o placar aos cinco minutos de jogo. David empatou em um chute de rara felicidade, enquanto Rayan, que substituiu o artilheiro Vegetti fez o segundo gol. O Vasco ainda teve a chance de marcar com Léo Pelé, mas o zagueiro de forma inacreditável desperdiçou a chance de ampliar. David ainda marcou outro gol, mas acabou invalidado pela arbitragem.

Com o empate, o Vasco foi a 28 pontos e ficou na 10ª colocação. Enquanto isso, o Criciúma, com 25, está na 13ª posição. Os dois times voltam a jogar no próximo fim de semana. O Criciúma recebe o Grêmio no domingo, no Majestoso. O Vasco por sua vez recebe no dia seguinte o Athletico Paranaense.

Virada no primeiro tempo

O jogo começou com o Criciúma colocando pressão no Vasco. Jogando em casa, a equipe catarinense não perdeu tempo e demorou apenas cinco minutos para abrir o placar. Meritão achou Bolasie pela direita. O congolês conseguiu ganhar a dividida com Mateus Carvalho e cruzou para Allano, que colocou na área de primeira. O próprio Bolasie recebeu e venceu Léo e Léo Jardim para abrir o placar no Majestoso. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Criciúma.

Levar um gol no início do jogo não estava nos planos do Vasco. O time ficou um pouco confuso nos minutos seguintes, mas aos poucos começou a se acalmar e tocar a bola. Payet tratou de circular pelo meio para fazer o time jogar. Minutos depois do gol, como dito acima, o Cruz-Maltino chegou pela primeira vez em uma tabela entre Adson e Rayan. O goleiro Gustavo teve de trabalhar para evitar o gol vascaíno.

Embora melhor no jogo, o Vasco teve de segurar o Tigre em alguns lances. Como aos 32 minutos, quando Bolasie recebeu bom passe na entrada da área e escolheu a finalização mais forte para o gol. A bola acabou subindo muito e saiu. O lance desperdiçado custou caro. Três minutos depois, David pegou a bola pelo lado esquerdo e levou para o meio antes de soltar a bomba no ângulo de Gustavo: um golaço para empatar o jogo.

Virada nos acréscimos

Portanto, com o empate, Vasco entendeu que precisava finalizar ainda mais para chegar ao gol da virada. E o gol veio em jogada de dentro da área. Piton recebeu na área o cruzamento vindo da direita. O camisa 6 rolou para Rayan, que chutou mascado e enganou o goleiro Gustavo. Ou seja, Vasco virou e levou a vantagem para o intervalo.

Jogo movimentado e empate

O segundo tempo começou com o Vasco em cima do Criciúma. E isso se refletiu em uma grande chance logo aos dois minutos. Depois de um escanteio, a bola ficou com o Vasco. O cruzamento veio da esquerda de dentro da área. Léo Pelé, na pequena área, apareceu sozinho e, no carrinho, não conseguiu acertar o gol de Gustavo. Desperdício de gol cruz-maltino.

Aos oito minutos, o Vasco teve um gol anulado pelo VAR. David apareceu sozinho e finalizou para o fundo das redes. Contudo, ao traçar as linhas, ficou evidente a posição irregular. Foi então que o Criciúma respondeu pela primeira vez na etapa final. Meritão pegou uma sobra de um escanteio. Assim, da entrada da área soltou a bomba. A bola ainda desviou no meio do caminho antes de Léo Jardim fazer grande defesa.

A partir dos 15 minutos, os dois times começaram a fazer mudanças. Enquanto não surtia efeito, o jogo se concentrou no meio-campo. Ou seja, sem chances de gols para nenhum dos lados. Vale lembrar que enquanto os catarinenses tentavam sair tocando a bola de pé em pé. O cruz-maltino apostava nas bolas longas para a velocidade de seus atacantes.

O jogo em sua parte final teve o Criciúma com a bola e Léo Jardim fazendo duas defesas para salvar o Vasco. Entretanto, o goleiro não teve chances quando Allano cruzou na área para a cabeçada de Bolasie. Certeira, a finalização do centroavante do Tigre entrou no canto esquerdo do arqueiro vascaíno. Era o empate do Tigre e a salvação da equipe que perdia até os 48 da segunda etapa.