- Com gol de Kaio Jorge, a Raposa vence por 1 a 0 e se classifica
- Cássio faz boas defesas, e time suporta pressão dos argentinos
- Adversário na final saíram do duelo entre Racing e Corinthians
O Cruzeiro garantiu vaga na final da Conmebol Sul-Americana 2024. Depois de empatar em 1 a 1, no Mineirão, o time celeste venceu o Lanús por 1 a 0, na Argentina, e avançou para a decisão. Kaio Jorge marcou o gol da vitória, no fim do primeiro tempo, e a Raposa segurou a pressão dos mandantes no fim da partida.
O técnico Fernando Diniz, enfim, venceu o seu primeiro jogo à frente do Cruzeiro. Antes da partida contra o Lanús, foram seis tropeços consecutivos, com quatro empates e duas derrotas. Além disso, o clube voltou a uma final sul-americana após 15 anos. A última decisão continental havia sido em 2009, quando ficou com o vice-campeonato da Libertadores para o Estudiantes, da Argentina.
Com o resultado, então, o Cruzeiro ficou no aguardo do seu adversário na final da Copa Sul-Americana, que acontecerá no dia 23 de novembro, em Assunção, no Paraguai. O outro finalista sairá do duelo entre Corinthians e Racing, que jogam nesta quinta, na Argentina. O primeiro jogo, em São Paulo, terminou empatado em 2 a 2.
Até a final, o Cruzeiro terá o Campeonato Brasileiro em disputa, buscando voltar ao G6. Até lá, o Cabuloso vai enfrentar Flamengo, Criciúma e Corinthians. O Lanús, por sua vez, mira recuperação no Argentino, encarando o Boca Juniors pela frente, no domingo, em casa.
Como foi o jogo
No primeiro tempo, o jogo começou com o Cruzeiro tendo impor o seu ritmo e indicando que poderia tomar conta da partida. Aos poucos, no entanto, o Lanús passou a atacar mais e foi criando chances de gol. Marcelino Moreno chegou a marcar em toque por cima de Cássio, mas estava em posição de impedimento.
Depois do susto, o Cruzeiro cresceu na partida, ficou mais com a bola no campo ofensivo, mas sem chances claras. Aos 30, a resposta do Lanús foi contundente, mas Cássio defendeu o chute de Boggio à queima-roupa. William, aos 37, subiu em contragolpe, mas finalizou para fora. O time argentino, em seguida, carimbou o travessão com Marcelino Moreno.
Aos 45 minutos, então, o Cruzeiro conseguiu abrir o placar na Argentina. Matheus Pereira passou curto, mas Gabriel Verón brigou e saiu cara a cara com Losada. O camisa 30 tentou o golaço ao tocar por cobertura, mas o goleiro defendeu parcialmente. Na sobra, Kaio Jorge finalizou, a zaga rebateu e sobrou novamente para ele empurrar para o fundo do gol: 1 a 0.
No segundo tempo, a Raposa começou bem e criou oportunidades, mas foi abdicando de atacar com o tempo e viu os argentinos pressionarem com muitas bolas cruzadas para dentro da área de Cássio. No último minuto, um lance incrível. Bou finalizou de dentro da área, a bola desviou em Marlon, encobriu Cássio, mas beijou o travessão. Grande chance perdida pelo Lanús. O Cruzeiro, então, venceu o jogo e ficou com a vaga na final.